Comandante da FAB defende compra de novo avião para Lula após incidente

"Eu acho que um país como o nosso, uma potência mundial entre as dez economias do mundo, deve ter um avião maior", ressaltou Marcelo Damasceno.

Publicado em 3 de outubro de 2024 às 21:13

Lula pousou em Brasília após passar horas voando em círculos no México.
Lula pousou em Brasília após passar horas voando em círculos no México. Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Depois do ocorrido com a aeronave que levava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última terça-feira, 1º, o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, argumentou a favor da aquisição de um novo avião presidencial para as viagens do chefe de Estado.

"Pessoalmente, eu defendo (a compra de um novo avião). Esse avião completa agora, no próximo dia 5 de janeiro, 20 anos", ressaltou.

De acordo com o tenente-coronel, a aeronave atual é “muito segura”, mas sua autonomia só atende às necessidades do governo brasileiro “em partes”.

Damasceno também forneceu novas informações sobre o incidente com o avião presidencial de Lula, que teve problemas técnicos no México e precisou circular no ar por cerca de cinco horas antes de conseguir pousar em segurança. Segundo o militar, a possibilidade de que um pássaro tenha causado a falha técnica não pode ser descartada.

Fonte: Metrópoles