Concursos federais 2025: reajustes serão pagos em maio

Os valores são referentes ao pagamento da remuneração de abril e dos reajustes remuneratórios retroativos, e ocorrerão em duas etapas.

Publicado em 16 de abril de 2025 às 15:17

Reprodução
Reprodução Crédito: Redes sociais 

Os reajustes salariais dos servidores federais, estabelecidos nas mesas de negociações com cada carreira, serão pagos no dia 2 de maio. A data do pagamento está alinhada a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 sancionada recentemente. 

Os valores são referentes ao pagamento da remuneração de abril e dos reajustes remuneratórios retroativos, e ocorrerão em duas etapas, sendo:

  • Janeiro de 2025 (pago retroativamente);
  • Abril de 2026.

Vale lembrar que o governo, em acordo com o Congresso Nacional, enviou um Projeto de Lei para substituir a Medida Provisória n° 1286/2024, mas a mesma segue permanece vigente até 2 de junho.

Conforme o Orçamento aprovado e sancionado, a previsão é de 57.814 provimentos (nomeações e realização de novos concursos), distribuídos da seguinte forma:

  • Poder Judiciário: 3.524 provimentos e 1.149 criações;
  • Poder Legislativo: 416 provimentos;
  • Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público: 232 provimentos e 42 criações;
  • Defensoria Pública da União: 43 provimentos e 91 criações; e
  • Poder Executivo: 53.599 provimentos e 4.670 criações.

CNU 2024 (1ª edição)

As convocações dos aprovados na primeira edição do Concurso Nacional Unificado devem começar no início de maio.

O MGI publicará uma portaria única de autorização de provimento para cerca de 4.355 cargos que não passaram pelo curso de formação. A partir daí, cada órgão será responsável por publicar seus próprios atos de nomeação.

CNU 2025 (2ª edição)

Seguem sendo divulgadas novas informações sobre a próxima edição do ENEM dos Concursos. Neste mês de abril deve ser lançado o Termo de Referência de Chamamento Público (TR) para definição da banca organizadora.

Neste documento, serão informados o número de vagas (inicialmente previsto em cerca de 3,5 mil) e outras mudanças. A previsão é que as provas sejam realizadas no segundo semestre, entre setembro e outubro.