Crioablação: técnica que congela tumor promete da fim ao câncer de mama

Procedimento testado em São Paulo teve 100% de eficácia nas pacientes.

Publicado em 20 de março de 2025 às 12:51

Reprodução
Reprodução Crédito: Crioablação

Uma esperança para quem está na luta contra o câncer de mama. Recentemente, uma técnica revolucionária, conhecida como Crioablação, tem sido testada por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os testes iniciais apresentaram 100% de eficácia contra a doença. 

O procedimento consiste em congelar os tumores na região afetada. Inicialmente é aplicado uma anestesia no local, e em seguida, nitrogênio líquido no corpo, atingindo cerca de -140º, até formar uma esfera de gelo, que acaba destruindo as células cancerígenas. A técnica permite que os pacientes retornem para casa no mesmo dia.

Conforme a revista Surgiu, na primeira etapa do estudo feito na universidade com 60 pacientes, o procedimento eliminou completamente em 48 casos de tumores menores que 2 cm. A meta dessa nova técnica é dispensar futuramente qualquer tipo de intervenção cirúrgica, permitindo que o corpo absorva as células congeladas. 

A Crioablação já é bastante usada em países como EUA e Japão. No momento, ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), ou possui cobertura dos planos de saúde, mas os pesquisadores trabalham para que, em breve, a técnica se torne acessível e alivie a demanda de tratamentos. 

Com informações de Revista Surgiu e Bruc Duarte.