Ex Policial Federal é morto dentro de garagem de ônibus na Zona Norte do Rio

A vítima tinha 70 anos e trabalhava como vigilante de um dos sócios da empresa do ramo de ônibus.

Publicado em 6 de setembro de 2024 às 18:27

Ex Policial Federal é vítima de homicídio
Ex Policial Federal é vítima de homicídio Crédito: Reprodução

Um vigilante de 70 anos perdeu a vida na manhã desta sexta-feira, 6, após ser atingido por tiros dentro da garagem da Transurb S/A, localizada no Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio.

Conforme relato inicial da Polícia Militar, David Ferreira Barata e Jansen Gomes Pinto chegaram à empresa pouco antes das 7 horas em uma Land Rover, quando dois homens em uma motocicleta, que os acompanhavam, adentraram na garagem junto com eles.

Ainda segundo o registro, Jansen reagiu e houve um tiroteio, no qual David Barata saiu ileso.

Testemunhas que estavam presentes no local afirmam que os criminosos tentaram sequestrar o empresário David Ferreira Barata, resultando em um confronto. No entanto, essas informações ainda não foram confirmadas pelas autoridades.

"Os caras tentaram sequestrar o patrão. Antigamente, ele andava com quatro seguranças, hoje só com um. Aí, eles vieram seguindo ele, entraram aqui dentro. Ele e o segurança trocaram tiros e mataram o segurança dele. Mas, não conseguiram leva-lo. Os bandidos fugiram", disse um funcionário.

Uma testemunha ocular que passava na rua no momento do incidente relatou que os criminosos seguiram a vítima até a empresa.

"Chegou o Pajero. Aí dois homens de preto em motocicletas se aproximaram e pararam para fazer um telefonema. Achei que fosse um conflito de trânsito. Aí eles foram para a garagem. Aí ouvi tiros", conta a testemunha.

Testemunhas disseram que a rua estava lotada de estudantes no momento do incidente, porque a garagem da empresa de ônibus fica bem ao lado da escola. Após deixar o local do tiroteio, os criminosos voltaram para a garagem.

“As crianças começaram a correr. Depois eles voltaram, estacionaram em frente (à empresa), olharam e foram embora. Tudo aconteceu por volta das 7h25 da manhã e a escola ainda não estava aberta. Foi desesperador. Mas quando eles voltaram eles estavam muito calmos.”

O endereço também fica ao lado de uma das vias mais movimentadas do Rio de Janeiro, a Linha Amarela, e do Estádio Engenhão Nilton Santos, palco de shows e jogos do Botafogo. A entrada da garagem fica em frente a duas escolas municipais e a um posto médico municipal.

O Corpo de Bombeiros informou que por volta das 7h25, agentes do Quartel Villa Isabel foram acionados e responderam a um ataque armado à empresa de ônibus. Mas a vítima já estava morta.

Após o incidente, os criminosos fugiram. Por volta das 8h, a Polícia Militar isolou a área para investigação da Polícia Civil.

Agentes do 3º BPM (Méier) chegaram e fizeram buscas em um terreno próximo à garagem. No entanto, ninguém foi preso. No local do crime, o criminoso abandonou uma pistola calibre 40 com número de série cortado e 11 balas intactas.

Uma equipe da Polícia Federal chegou ao local pouco depois das 10h30 para acompanhar a investigação. O corpo do policial federal aposentado foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), na região central do Rio.