FGTS: governo deve anunciar mudanças no saque-aniversário nesta terça (25)

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que haverá uma regra de transição para liberar recursos de "quem ficou com dinheiro preso".

Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 10:40

Reprodução
Reprodução Crédito: Agência Brasil 

Nesta terça-feira (25), o governo deverá anunciar uma medida provisória para liberar o  valor do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de quem usou o saque-aniversário. Em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai receber os principais dirigentes sindicais do país para uma reunião. 

A mudança no benefício foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista a jornalistas na segunda-feira (24).

“Sem mexer no saque-aniversário, vamos oferecer o consignado do setor privado e oferecer uma regra de transição para quem ficou com o dinheiro preso. Mas vai valer só como regra de transição”, disse o ministro, em São Paulo.

Segundo as regras, todo trabalhador registrado em carteira pode sacar parte do FGTS no mês em que faz aniversário, ou seja, quem é registrado em carteira pode sacar parte do FGTS no mês em que faz aniversário.

Com a medida provisória, o trabalhador que optou pelo saque-aniversário e que foi demitido sem justa causa vai poder ter acesso ao recurso do FGTS. Ainda assim, quem usou o recurso como garantia de empréstimos bancários vai continuar com o dinheiro bloqueado.

Com informações de CNN