Ibama, PF e Funai atuam em conjunto no combate ao garimpo ilegal no Rio Jandiatuba (AM)

Ação integrada resulta na inutilização de infraestrutura criminosa e fortalece a proteção ambiental e dos povos indígenas.

Publicado em 28 de abril de 2025 às 13:53

Ibama, PF e Funai atuam em conjunto no combate ao garimpo ilegal . 
Ibama, PF e Funai atuam em conjunto no combate ao garimpo ilegal .  Crédito: Divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), atuam em conjunto e uma operação contra o garimpo ilegal na região do rio Jandiatuba e seus afluentes, no estado do Amazonas.

Nos primeiros quatro dias da operação, a atuação intensa dos agentes resultou na destruição de 16 dragas de garimpo e de quatro rebocadores de apoio logístico, além da apreensão de uma embarcação tipo recreio, anteriormente utilizada para abastecer os garimpeiros. O barco agora será incorporado às ações de fiscalização ambiental, reforçando a estrutura de combate aos ilícitos na região.

A ação é chefiada pelo Ibama, conduzindo as ações de campo para inutilização de equipamentos, coleta de provas e análise dos impactos ambientais. Durante a varredura realizada ao longo do rio Jandiatuba, igarapés e lagos adjacentes, foram também apreendidas pequenas embarcações motorizadas e dezenas de aparelhos celulares. Este material será encaminhado para a Polícia Federal para subsidiar investigações que visam desmantelar redes criminosas envolvidas na exploração ilegal.

As ações no rio Jandiatuba seguem em andamento, com a continuidade do patrulhamento, da destruição de maquinário ilícito e do fortalecimento das medidas de investigação e responsabilização dos infratores.