Legendários: entenda o movimento cristão que atrai famosos e políticos

Eliezer, Thiago Nigro, pai de Neymar e prefeito de Divinópolis foram algumas das celebridades que participaram da experiência cristã que promove pregações e atividades físicas em montanha

Publicado em 17 de abril de 2025 às 10:06

Eliezer, Thiago Nigro, pai de Neymar e prefeito de Divinópolis foram algumas das celebridades que participaram da experiência cristã que promove pregações e atividades físicas em montanha
Eliezer, Thiago Nigro, pai de Neymar e prefeito de Divinópolis foram algumas das celebridades que participaram da experiência cristã que promove pregações e atividades físicas em montanha Crédito: Reprodução 

O movimento cristão originário da Guatemala, o ‘Legendários’, ganha cada vez mais força no Brasil com a adesão recente de famosos como Thiago Nigro e o pai de Neymar. Com mais de 435 mil seguidores nas redes sociais brasileiras, o grupo religioso buscar levar “os homens a uma transformação” a partir de retiros com pregações e atividades físicas intensas.

O valor da inscrição para o TOP disponível no portal no momento, que ocorre em Curitiba entre os dias 15 e 18 de maio e é destinado a homens solteiros de 18 a 30 anos, é de R$ 1.490 à vista.

A influenciadora digital e ex-BBB Viih Tube publicou, no Instagram, um vídeo em que recebia, com os filhos, o marido Eliezer, também ex-BBB, depois de uma experiência do movimento. “Ontem foi um dia muito especial pra nossa família, receber meu esposo e o papai dos meus pequenos transformado depois de subir uma montanha”, escreveu ela. “Agora ele é oficialmente um legendário.”

De acordo com o site oficial do grupo, “Legendários é um movimento que busca a transformação de homens, famílias e comunidades por meio de experiências que levam os homens a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial”. Segundo a apresentação, o objetivo é devolver “o herói a cada família” e transformá-los em “homens inquebrantáveis diante do pecado, mas quebrantados diante de Deus”.

Uma das propostas do movimento, chamada ‘Track Outdoor Potencial’, ou TOP, exclusiva para “homens que decidem alcançar o seu verdadeiro potencial”, é retirar-se em uma montanha. Lá, por quatro dias, os participantes são “testados” e “levados ao maior nível”, conforme explica o diretor do movimento, pastor Ricardo Bernardes, em vídeo no Instagram. “Lá nos aprendemos o que é desfrutar o caminho, lá nos aprendemos a importância da família e lá nós sabemos que o homem, só, é uma presa fácil”, afirma

O vídeo ainda explica que cada “legendário”, como são nomeados os membros do grupo, tem um número próprio. “Não importa se ele é maior ou menor, porque todos nós estamos seguindo ao legendário número 1.”

Um outro chamado, também no Instagram, afirma que a participação não se baseia em “religião alguma”, mas em “hombridade” e “caráter”. O objetivo seria construir “homens íntegros” a fim de “mudar a história da nação”.

Apesar disso, há diversos vídeos de pregações cristãs e publicações que convidam a ir à igreja. “Todo domingo vamos à igreja para fortalecer a nossa fé”, diz uma delas.

A primeira edição do evento ocorreu em 2017, na Guatemala, e depois em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Depois de passar pelo desafio, os “legendários” podem adquirir, a partir de outras capacitações, uma certificação que os habilita a “servir” em 16 países onde o movimento está presente.

De acordo com dados do site, há 52 mil legendários espalhados pelo mundo, mais de 10 mil apenas no Brasil, que fica atrás apenas da Guatemala no que diz respeito à quantidade de membros.

Com informações do Correio Braziliense