Lua rosa ilumina o céu neste domingo (13)

Fenômeno desperta a curiosidade das pessoas e de astrônomos no céu.

Publicado em 12 de abril de 2025 às 18:09

Reprodução
Reprodução Crédito: Redes sociais 

Em 2025, o fenômeno Lua Rosa poderá ser vista no céu às 21h22, horário de Brasília, deste domingo (13). O evento, ao longo dos anos, tem despertado a curiosidade das pessoas e de astrônomos. Tudo acontece quando a primeira lua cheia surge após o início do outono no Hemisfério Sul. Durante este período, a lua estará em seu apogeu, o ponto mais distante da Terra em sua órbita, resultando no fenômeno conhecido como “microlua“.

Apesar do nome sugestivo, a Lua Rosa não apresenta uma coloração rosada. A nomenclatura é uma referência a uma planta nativa da América do Norte, que floresce nesta época do ano. Este evento é uma oportunidade para os entusiastas da astronomia apreciarem a beleza do céu noturno e compreenderem melhor os fenômenos celestiais.

A origem do nome Lua Rosa está ligada à flor Phlox subulata, conhecida como rosa-musgo. Esta planta floresce intensamente durante a primavera no Hemisfério Norte, coincidindo com a época em que a Lua Rosa aparece. Embora o nome possa sugerir uma mudança na cor da lua, ele se refere apenas ao desabrochar desta flor.

O termo “Lua Rosa” é um exemplo de como diferentes culturas nomeiam as luas cheias ao longo do ano, muitas vezes associando-as a eventos naturais ou culturais significativos. Assim, a Lua Rosa é mais uma celebração da natureza e suas mudanças sazonais do que uma alteração visual no satélite natural da Terra.