Lula e Janja sobrevoam queimadas no Parque Nacional de Brasília e presidente anuncia reunião

De acordo com o ICMBio, as equipes seguirão com o combate ao fogo ao longo da noite. Ainda não há informações sobre a fauna atingida.

Publicado em 15 de setembro de 2024 às 22:59

Presidente Lula sobrevoando queimadas em Brasília.
Presidente Lula sobrevoando queimadas em Brasília. Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Na tarde deste domingo, 15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja sobrevoaram o Parque Nacional de Brasília. A área está sendo devastada por um incêndio que, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), já consumiu 1,2 mil hectares.

"Neste domingo, juntamente com a Janja, sobrevoei o Parque Nacional afetado por um incêndio de grandes proporções, como tantos que têm ocorrido por todo o país. O governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do DF para ajudar no combate às chamas", escreveu o presidente nas redes sociais.

O presidente também declarou que a Polícia Federal está conduzindo 52 investigações sobre os responsáveis por incêndios criminosos. Ele planeja discutir o tema com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na segunda-feira, 16.

Segundo o ICMBio, o incêndio começou fora do Parque Nacional, mas entrou na área por volta das 11h20. Para enfrentar o fogo, foram acionados 15 brigadistas do instituto, além de 40 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e cinco brigadistas do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Fonte: CNN Brasil

Crédito das imagens: Presidência da República