Lula fará novo procedimento cirúrgico na cabeça; confira o boletim médico

Lula permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Publicado em 11 de dezembro de 2024 às 18:05

(Lula fez cirurgia após uma queda que causou lesões na cabeça.)
(Lula fez cirurgia após uma queda que causou lesões na cabeça.) Crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai passar por um novo procedimento na manhã desta quinta-feira, 12. Segundo o médico Kalil Filho, o procedimento é de baixo risco e complementar a cirurgia realizada na última terça-feira, 10.

Em conversa com jornalistas na tarde desta quarta-feira, 11, o médico de Lula deu detalhes sobre o boletim médico do presidente, que pediu para que a imprensa fosse comunicada sobre o novo procedimento.

Segundo, Kalil, o procedimento é uma espécie de cateterismo e já estava previsto desde a cirurgia de terça, e descartou qualquer hipótese de agravamento do quadro clínico de Lula. Ainda de acordo com o médico, a nova intervenção será feita para interromper o fluxo de sangue e impedir novos sangramentos, e foi amplamente discutido entre a equipe medica, sendo considerado um procedimento simples.

Leia o Boletim médico de Lula:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.

Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã.

Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.

O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do prof. dr. Roberto Kalil Filho e da dra. Ana Helena Germoglio.