Ministério do Turismo anuncia iniciativas inéditas que beneficiam o público feminino

Em parceria com a ABIH será ofertado 15% de desconto na rede hoteleira para mulheres viajantes solos. Já as empreendedoras do setor que foram mães recentemente terão condições especiais de acesso aos recursos do Novo Fungetur.

Publicado em 19 de março de 2025 às 23:17

(Ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou a nova medida em cerimônia realizada esta semana, em Brasília.)
(Ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou a nova medida em cerimônia realizada esta semana, em Brasília.) Crédito: Roberto Castro - Ministério do Turismo

Com o objetivo de impulsionar o setor e fortalecer a presença das mulheres no turismo brasileiro, o Ministério do Turismo lançou duas iniciativas dedicadas ao público feminino. Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) será oferecido 15% de desconto em hospedagens para mulheres que viajam sozinhas.

Além disso, para fortalecer a participação feminina no empreendedorismo turístico, o Ministério do Turismo estabeleceu condições especiais de acesso aos recursos do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) para empreendedoras que se tornaram mães recentemente. O benefício é válido para empresárias individuais, microempreendedoras individuais e aquelas cujo negócio seja constituído como sociedade limitada unipessoal em até seis meses do nascimento dos seus bebês, ou por adoção.

As ações voltadas à promoção da equidade de gênero foram anunciadas nesta terça-feira (18), pelo ministro do Turismo, Celso Sabino. “Essas medidas vão ajudar o setor e dar mais oportunidade as mulheres que atuam na indústria do turismo, assim como, aquelas que desejam conhecer o Brasil em viagens solos, tendo mais esse estímulo com tarifas especiais na rede hoteleira nacional”, afirmou.

Essas iniciativas fazem parte do compromisso do Ministério do Turismo estabelecido com a ONU Mulheres, que tem por objetivo promover a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres no setor. Também se alinham com a iniciativa “Brasil Sem Misoginia”, do governo federal e estão em consonância com a Política Nacional de Turismo, que busca diversificar e ampliar as linhas de financiamento para pequenos e médios empreendimentos turísticos.

DESCONTOS EM HOTÉIS - A iniciativa inédita traz a tarifa promocional aplicada nos hotéis da rede associada à ABIH que aderirem à campanha e permanecerá válida mesmo durante grandes eventos ou feriados, estando, contudo, sujeita à disponibilidade de estadia.

O Protocolo de Intenções assegura a tarifa especial para as viajantes solos, conforme declarado no ato da reserva, e será aplicada diretamente nas centrais de atendimento dos estabelecimentos participantes. O benefício será válido por um período de um ano, abrangendo acomodações em apartamento da categoria “single”.

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, também comentou a importância das ações. “O turismo é um legado econômico e cultural que deixamos para as próximas gerações. As iniciativas lançadas hoje, além de reconhecer o papel feminino na sociedade e na economia, estimulam o consumo de serviços turísticos e o empreendedorismo feminino nos diversos segmentos impactados pela indústria do turismo”, disse.

BENEFÍCIO PARA AS EMPRESÁRIAS - Com a nova medida, as empresárias poderão suspender por até seis meses os pagamentos de financiamentos já realizados e terão até seis meses para pagamento da primeira parcela de novos empréstimos. O acesso facilitado ao crédito poderá ajudar milhares de mulheres a conciliar a maternidade com a carreira profissional, ampliando suas oportunidades de crescimento no mercado.

“A medida reconhece a necessidade de apoio adicional em um momento sensível e desafiador na vida da mulher. O apoio a essas mulheres nesse momento possui relevância significativa e poderá fazer a diferença na estabilidade familiar e no desenvolvimento dos seus negócios”, pontuou o ministro.

Com as mudanças, as condições de financiamento para as mulheres que se tornaram mães recentemente, via Fungetur, ficam da seguinte forma: Para investimentos em capital fixo, o prazo de amortização passa de 240 para 246 meses, e a carência de 60 para 66 meses. No financiamento de bens, a amortização aumenta de 120 para 126 meses, e a carência de 48 para 54 meses. Já no financiamento de capital de giro isolado, a amortização passa de 120 para 126 meses, e a carência de 24 para 30 meses, tornando as condições mais flexíveis para as beneficiárias.

NOVO FUNGETUR - Trata-se de um instrumento de financiamento vinculado ao Ministério do Turismo que proporciona a empreendedores privados acessar até R$ 15 milhões, com juros de até 5%, mais o INPC anual e até 5 anos de carência. Para acessar o benefício, é necessário registro no Cadastur, que permite ao prestador de serviços turísticos atuar legalmente no setor.

A inscrição é obrigatória para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo-MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ter o cadastro em caráter opcional.

Com informações do Ministério do Turismo