Ministro Juscelino Filho pede demissão após denúncia de corrupção apresentada ao STF

Esta é a primeira acusação feita pela atual gestão do procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra um membro do primeiro escalão do governo de Lula.

Publicado em 8 de abril de 2025 às 18:32

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil

Juscelino Filho, ministro das Comunicações, optou por pedir demissão após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusando-o de corrupção passiva e outros crimes cometidos durante seu período como deputado.

De acordo com informações divulgadas pelo UOL, o ministro já teria conversado com o presidente Lula e com seu partido, decidindo focar em sua defesa pessoal. Ele deve escrever e divulgar uma carta ainda hoje, explicando sua decisão. Quanto à vaga no ministério, espera-se que o União Brasil ocupe o cargo.

Esta é a primeira acusação feita pela atual gestão do procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra um membro do primeiro escalão do governo de Lula. A denúncia foi enviada ao gabinete do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ficará responsável por relatar o caso. Defesa de Juscelino disse não ter sido notificado da denúncia.

Agora, a responsabilidade do ministro Flávio Dino é intimar a defesa do ministro Juscelino Filho e dos outros acusados para que apresentem uma resposta à acusação. Após essa etapa, Dino poderá pedir uma data à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para avaliar o recebimento da denúncia. Se os ministros da turma decidirem aceitar a denúncia e abrir a ação penal, Juscelino Filho se tornará réu no processo.

Fonte: UOL