Publicado em 28 de abril de 2025 às 08:06
A MPox, ou varíola dos macacos, é uma doença viral que pode causar erupções cutâneas, febre e outros sintomas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou uma emergência de saúde pública de importância internacional (ESPII) em 2024, devido a um aumento nos casos na África, incluindo a República Democrática do Congo (RDC).
>
No Brasil, o Ministério da Saúde tem se dedicado ao enfrentamento contínuo da Mpox, com uma série de medidas para ampliar a capacidade de diagnóstico e monitoramento da doença. Para 2025, a Pasta está avançando na aquisição de 34.560 testes para a Mpox, o que equivale a 360 kits de diagnóstico.
>
Na última quarta-feira (23), o diretor geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros, anunciou que fará uma nova reunião para avaliar se alta dos casos da doença na África pode se disseminar pelo mundo. >
O fato de a doença ser transmitida, majoritariamente, pelo contato direto entre pessoas infectadas faz com que a mpox tenha uma taxa de transmissão mais baixa que a covid-19, apontam especialistas. Em 2024, a nova emergência internacional de mpox, decretada pela OMS, não era comparável à crise sanitária causada pela covid-19, que também recebeu a classificação entre 2020 e 2023.
>