OMS aprova vacina contra Mpox para adolescentes de 12 a 17 anos

A OMS acredita que esse grupo etário é particularmente suscetível a surtos da doença.

Publicado em 15 de outubro de 2024 às 17:55

A OMS acredita que esse grupo etário é particularmente suscetível a surtos da doença.
A OMS acredita que esse grupo etário é particularmente suscetível a surtos da doença. Crédito: Reprodução

A OMS aprovou a vacina contra Mpox da Bavarian Nordic (BAVA.CO) como um imunizante para adolescentes de 12 a 17 anos. O grupo etário é visto como particularmente suscetível a surtos da enfermidade, que foi novamente reconhecida como uma emergência global de saúde pública em dois anos. A escolha pela vacina ocorre após a União Europeia ter aprovado o medicamento para adolescentes em setembro.

A companhia dinamarquesa de biotecnologia também está se organizando para realizar um estudo clínico para verificar a segurança da vacina em crianças de dois a 12 anos, o que pode ampliar sua aplicação. A previsão é que a pesquisa, parcialmente patrocinada pela Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI), comece em outubro.

A Autoridade de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), também aprovou a vacina da Bavarian, porém somente para adultos com 18 anos ou mais. No entanto, concedeu uma Autorização de Uso Emergencial para sua aplicação em adolescentes durante a epidemia de mpox em 2022.

De acordo com o regulador japonês, a vacina LC16, produzida pela KM Biologics do Japão, já pode ser aplicada em crianças.