Publicado em 10 de março de 2025 às 12:55
Um levantamento da Nexus Pesquisa e Inteligência mostra que 65% dos brasileiros apoiam o fim da escala de trabalho 6 x 1. Outros 27% são contrários à redução de jornada, 5% não são favoráveis e nem contrários e 3% não souberam opinar. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas presencialmente de 10 a 15 de janeiro e tem grau de confiança de 95%.>
O apoio à proposta de acabar com a escala de seis dias de trabalho para um de folga é de 66% entre quem está inserido no mercado de trabalho, seja de maneira informal ou formal. A aprovação sobe para 73% entre os desempregados e 76% entre os jovens de 16 a 24 anos. Já para o grupo que abrange os aposentados, pensionistas, estudantes e donos de casa, o apoio cai para 61%.>
No recorte por gênero e renda, são as mulheres (68%) e quem ganha até um salário mínimo (70%) os que mais apoiam a redução da jornada de trabalho.
>
A proposta do fim da escala 6×1 ganhou força nos últimos meses no Congresso e um texto sobre o tema foi protocolado pela deputada Érika Hilton (PSol-SP) no final de fevereiro. A proposta aguarda o despacho da presidência da Câmara para começar a tramitar na Casa.
Com informações do Metrópoles>