Rádio lidera ranking de credibilidade entre a população, aponta pesquisa

Pesquisa mostrou que rádio supera os demais veículos tradicionais como TV e redes sociais.

Publicado em 1 de abril de 2025 às 11:38

Reprodução
Reprodução Crédito: Rádio Roma FM

Uma pesquisa sobre credibilidade da mídia no Brasil revelou que o rádio é o meio de comunicação mais confiável para a população.

Mesmo com o surgimento de novos meios de comunicação, o rádio tem sido a fonte que mais gera confiança nas pessoas, segundo um levantamento pelo pela agência de inteligência de dados Ponto Map, em parceria com V-Tracker. Conforme a pesquisa, 81% dos entrevistados consideram consideram que o veículo supera os demais tradicionais como TV fechada (75%) e mídia impressa (68%). 

Conforme a pesquisa, o motivo se deve ao fato de o rádio ser um meio democrático, acessível em qualquer lugar do país e que pode ser consumido enquanto se realizam outras atividades. 

O estudo entrevistou 2.051 pessoas em todas as regiões do Brasil e apresenta uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Segundo a Ponto Map, os números refletem um padrão já observado em outras pesquisas e estão alinhados com o Censo do IBGE de 2022.

A pesquisa identificou os principais critérios que levam o público a confiar em um meio de comunicação. A utilização de fontes verificadas é o fator mais relevante, apontado por 51% dos entrevistados. Em seguida, aparecem a apresentação clara de dados numéricos (35%), qualidade do conteúdo (32%), profissionalismo dos jornalistas e apresentadores (31%) e a reputação do veículo (21%).

Roma FM é uma emissora de rádio brasileira sediada em Belém, capital do estado do Pará. Opera na frequência 90,5 MHz, e é de propriedade do Grupo Roma. A programação inclui notícias e programas de entretenimento, com músicas e entrevistas. No ar, 24h por dia.