Publicado em 6 de setembro de 2024 às 16:12
O relatório preliminar, que investiga as causas da queda do avião da Voepass, que resultou na morte de 62 pessoas em Vinhedo, no interior de São Paulo, no dia 9 de agosto, será apresentado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), nesta sexta-feira, 6, às 17h.>
Segundo o órgão, o documento preliminar, que será apresentado na sede do Cenipa em Brasília (DF), "trará detalhes sobre o progresso das investigações referentes ao acidente".>
Além disso, a FAB informou que o relatório final "será disponibilizado no menor tempo possível, levando em consideração a complexidade do evento". A queda da aeronave, que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), não deixou sobreviventes.>
O gravador de voz na cabine do ATR 72-500 captou diálogos do copiloto sobre "aumentar a potência" da aeronave minutos antes do acidente, além de gritos no interior do avião. O registro completo, que dura duas horas, foi realizado pelo laboratório de leitura e análise de dados do Cenipa.>
Conforme dito pelo os investigadores, a análise inicial dos dados sugere que a aeronave sofreu uma perda de altitude brusca. Contudo, a avaliação do áudio da cabine, por si só, não consegue identificar uma causa clara para a queda.>
Simultaneamente à investigação do Cenipa, a Polícia Federal (PF) investiga as causas do acidente por meio da análise dos dados componentes e das caixas-pretas da aeronave.>
A investigação é realizada em parceria entre os dois órgãos. Ao contrário do Cenipa, que investiga as razões do acidente para propor melhorias e evitar futuras tragédias, a atuação da polícia se concentra em determinar se há indivíduos que deveriam ser responsabilizados criminalmente pela tragédia.>
Dessa forma, a Polícia Federal elaborará, simultaneamente ao relatório final do Cenipa, um Laudo de Sinistro Aeronáutico. Para a sua elaboração, os peritos do Instituto Nacional de Criminalística vão monitorar todos os exames, ensaios e testes conduzidos pelo Órgão, abrangendo a análise dos destroços, do motor, das caixas pretas e outros itens.>
De acordo com o Cenipa, este laudo é relevante, pois apresenta aspectos técnicos e científicos sobre o acidente aéreo que, quando confrontados com depoimentos de testemunhas, podem revelar se ações individuais tiveram influência no ocorrido.>