Roma News adere à campanha em defesa do jornalismo sério

Campanha conta com a participação de marcas mundiais, com tradição no jornalismo, por ocasião do Dia Mundial das Notícias, em 28 de setembro agora.

Publicado em 24 de setembro de 2024 às 18:46

(Roma News adere à campanha em defesa do jornalismo sério)
(Roma News adere à campanha em defesa do jornalismo sério) Crédito: Arte World News Day

O Portal Roma News é um dos participantes de uma campanha mundial em defesa do jornalismo, lançada por ocasião do transcurso do Dia Mundial das Notícias, que transcorre no dia 28 de setembro. Mas o que é o Dia Mundial das Notícias? É um dia de sensibilização pública global, numa campanha para reconhecer o valor e a importância do jornalismo baseado em fatos e o papel essencial que desempenha na nossa vida quotidiana. Por esse motivo, o Portal Roma News aderiu à campanha, por também partilhar dos mesmos valores, em defesa do jornalismo sério e com credibilidade.

O evento é organizado pelo World Editors Forum (WAN-IFRA) e pela Canadian Journalism Foundation. Em 2024, os organizadores apresentam uma campanha (Choose Truth – Escolha a Verdade), que foi concebida e desenhada pelo Projeto Kontinuum do jornal Daily Maverick.

A campanha funciona da seguinte forma: os organizadores fornecem materiais de campanha aos meios de comunicação social e às organizações de apoio aos meios de comunicação social; os participantes são convidados a ajudar a chamar a atenção para o Dia Mundial das Notícias usando os materiais de campanha fornecidos (vídeo, anúncios, impressos e digitais, uma seleção de artigos de opinião e conteúdos de redes sociais) e/ou criando os seus próprios conteúdos editoriais e para as redes sociais, ou materiais de marketing e publicidade para chamar a atenção para o Dia Mundial das Notícias.

O objetivo da campanha dirigida ao público é reforçar o valor do jornalismo para o público; demonstrar o impacto na sociedade do jornalismo baseado em fatos; pedir ao público que apoie os meios de comunicação social credíveis; e destacar os riscos de perder fontes de notícias fiáveis, além de mostrar força através da colaboração para combater uma crise crescente.

Neste ano, de 2024, a campanha tem como tema: “Escolha a verdade”, focalizando na importância do jornalismo e da verdade, como mensagens-chave, visando apoiar o jornalismo e os meios de comunicação social baseados em fatos - ou arriscar-se a perdê-los. A campanha é veiculada mundialmente em árabe, inglês, francês, dinamarquês, alemão, indonésio, coreano, português, português (Brasil), espanhol e espanhol (colombiano).

A campanha também lançará artigos de opinião, entre os articulistas estão Branko Brkic, diretor do Daily Maverick, e Maria Ressa, Prémio Nobel; David Walmsley, diretor do Globe and Mail, e Tina Brown, jornalista, editora e autora; Carlos Chamorro, editor, confidencial, laureado com a Pena de Ouro da Liberdade 2024; Marcelo Rech, presidente da Associação Brasileira de Jornais; Kathy English, presidente da Fundação Canadiana de Jornalismo e Fatemah Farag, jornalista egípcia.