Saiba quem é o homem que se explodiu na frente do STF, em Brasília

Francisco Wanderley Luiz foi candidato a vereador pelo PL em 2020, e atacava políticos de esquerda nas redes sociais.

Publicado em 13 de novembro de 2024 às 22:27

Dono do carro que explodiu em Brasília.
Dono do carro que explodiu em Brasília. Crédito: Reprodução

O proprietário do veículo Kia Shuma, que explodiu na Praça dos Três Poderes na noite desta quarta-feira, 13, é Francisco Wanderley Luiz, um chaveiro de 59 anos. Após desentendimentos familiares, ele deixou seus filhos em Rio do Sul-SC e se deslocou para Brasília, onde perdeu o contato com seus parentes. A informação foi divulgada pelo Metrópoles.

Após confirmação das autoridades, ele foi quem causou as explosões na frente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta, 13. Francisco, que foi candidato a vereador pelo PL em 2020 e atacava políticos de esquerda nas redes sociais. morreu durante o ocorrido.

O filho adotivo de Francisco, Guilherme, falou ao Metrópoles que o pai sumiu há meses e ele procurava por informações, após saber da explosão no veículo. Segundo ele, o pai tinha problemas pessoais com a mãe de Guilherme e estava muito abalado com a situação.

Francisco tinha feito várias postagens em suas redes sociais com mensagens incitando ataques com bombas a alvos políticos, aos quais se refere como "comunistas de merda". Em 2020, ele concorreu ao cargo de vereador em Rio do Sul-SC pelo Partido Liberal (PL).

Uma pessoa morreu devido à explosão, sendo confirmado que a identidade do morto é de Francisco Wanderley Luiz. Testemunhas afirmam ter visto Francisco lançar o artefato em direção ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: Metrópoles