Twitter voltou: X retoma operações no Brasil após 19 dias suspenso

A rede social estava fora do ar desde o dia 30 de agosto, quando o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou suspensão devido descumprimento de ordens judiciais.

Publicado em 18 de setembro de 2024 às 08:58

Twitter/X retorna ao Brasil após 19 dias de suspensão - 
Twitter/X retorna ao Brasil após 19 dias de suspensão -  Crédito: Reprodução/Redes sociais

Usuários brasileiros começaram a relatar, na manhã desta quarta-feira, 18, que a plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter) voltou a funcionar. A rede social estava fora do ar desde o dia 30 de agosto, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou sua suspensão devido ao descumprimento de ordens judiciais por parte de Elon Musk, proprietário da plataforma.

A redação do Portal Roma News conseguiu acesso ao X através dos aplicativos móveis (Android e iOS), mas o acesso pelo computador ainda não foi restabelecido.

Na última quinta-feira, 12, o STF foi informado pelos bancos Citibank S.A. e Itaú Unibanco S.A. que Musk havia quitado as multas em aberto, transferindo o valor para a conta da União. Internautas expressaram alívio e celebração pela volta da rede social, que rapidamente se tornou um dos tópicos mais comentados na plataforma.

No entanto, mesmo com a retomada do serviço, a situação permanece incerta. No dia 13, a Justiça determinou a transferência de R$ 18,3 milhões da Satrlink Brazil, outra empresa de Musk, para os cofres da União, a fim de quitar dívidas relacionadas a multas por não cumprimento de determinações judiciais. Além disso, a exigência de um representante legal da plataforma no Brasil ainda não foi atendida.

A expectativa agora é sobre a continuidade do funcionamento da plataforma e o cumprimento das determinações judiciais pendentes, enquanto os usuários aguardam uma posição definitiva das autoridades.