UNE pede anulação do diploma de estudante que pintou suástica no rosto

Vinicius Krug de Souza alegou que se tratava de uma referência ao hinduísmo e negou que estava ostentando um símbolo nazista.

Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 10:51

Reprodução
Reprodução Crédito: Redes sociais d

Nesta quarta-feira (19), a União Nacional dos Estudantes (UNE) informou que pediu a anulação da entrega do diploma e da formatura de Vinicius Krug de Souza, aluno do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que apareceu na colação de grau com uma suástica pintada no rosto, na terça-feira (18). 

"Enviaremos ainda hoje ofício à Reitoria da Universidade exigindo a anulação da entrega do diploma e da formatura do aluno Vinícius diante do crime cometido, que é previsto no Código Penal Brasileiro. Além disso, uma rigorosa investigação desse episódio será fundamental para que não se repita. Nazistas não passarão!", disse a UNE, na noite desta terça-feira.

Enquanto representação máxima dos estudantes da UFRGS, a UNE afirmou ainda que a instituição é um "território antifascista" e que não aceitará "que se normalizem ações como essa dentro da nossa Universidade."

Boletim de ocorrência na PF

A UFRGS, por sua vez, informou que irá registrar um boletim de ocorrência na Polícia Federal contra Vinicius. Quando questionado sobre a pintura no rosto, o estudante alegou que se tratava de uma referência ao hinduísmo e negou que estava ostentando um símbolo nazista.

Com informações de O GLOBO