Vice-prefeito de São Paulo defende policiais que aparecem em vídeo fazendo gesto nazista

O vice-prefeito exaltou os policiais e os parabenizou pelo treinamento.

Publicado em 17 de abril de 2025 às 17:19

Mello também é coronel da reserva da PM.
Mello também é coronel da reserva da PM. Crédito: Reprodução/ Instagram/ melloaraujo10

O vice-prefeito de São Paulo, Ricardo Mello Araújo (PL), saiu em defesa dos policiais militares acusados de fazer gestos nazistas em um vídeo divulgado nas redes sociais, que ganhou repercussão essa semana.

Mello comentou uma publicação nas redes sociais do comandante do 9° Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), José Thomaz Costa Júnior, em que ele nega o tom supremacista nas imagens. "Quem critica é porque não entende nada de polícia e nunca vai entender", escreveu Mello Araújo.

O vice-prefeito exaltou os policiais e os parabenizou pelo treinamento. "São especialistas em denegrir. Parabéns aos policiais militares que passaram pelo treinamento que prepara vocês para as piores missões", disse o ex-comandante da Rota.

Mello também é coronel da reserva da PM e já foi criticado por defender abordagens diferentes na periferia e nos Jardins, região de alto poder aquisitivo.

A gravação mostra um grupo de pelo menos 14 policiais militares diante de uma cruz em chamas, realizando um gesto semelhante a uma saudação nazista. A publicação foi retirada do ar minutos após ser divulgada.

Gravado durante a noite, o vídeo possui imagens aéreas, trilha sonora e diversos elementos cenográficos. Ao longo da produção, é possível ver uma trilha de fogo conduzindo os agentes até a cruz. Ao fundo, a palavra "Baep" também aparece em chamas, acompanhada de bandeiras da corporação e viaturas com os faróis acesos.