16 municípios do Pará ficam sem energia após pane no sistema de distribuição

O operador nacional do sistema elétrico acionou um dispositivo de proteção (ERAC), que resultou na interrupção do fornecimento de energia.

Publicado em 3 de outubro de 2024 às 08:38

Até a madrugada desta quinta-feira, 3, não havia previsão de normalização do sistema de energia.
Até a madrugada desta quinta-feira, 3, não havia previsão de normalização do sistema de energia. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Na noite da última quarta-feira, 3, 16 municípios do Pará ficaram sem energia, causando vários transtornos à população do centro-oeste paraense. Segundo informações da empresa responsável pela distribuição de energia, o operador nacional do sistema elétrico acionou um dispositivo de proteção (ERAC), que resultou na interrupção do fornecimento de energia.

Ainda segundo a empresa responsável, as causas do acionamento do dispositivo estão sendo apuradas pelo ONS e acompanhadas de perto pela empresa.

Os municípios afetados são: Pacajá, Uruará, Anapú, Santo Antônio, Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Mojuí dos Campos, Medicilândia, Santarém, Itaituba (e distrito de Campo Verde), Rurópolis, Belterra, Trairão e distrito de Alter do Chão.

Até a madrugada desta quinta-feira, 3, não havia previsão de normalização do sistema de energia, porém, a empresa informa que está atuando junto ao ONS, até o restabelecimento total do sistema.