Amarilis Marisa/ Agência Belém
Amarilis Marisa/ Agência Belém

20 árvores caíram em Belém durante o temporal, diz Semma

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) contabilizou a queda de 20 árvores em decorrência da chuva e vendaval que caiu na cidade na noite quarta-feira, 19. Segundo a Semma, as árvores, em um primeiro momento, não são consideradas centenárias, apresentando indícios de que o tombamento delas se deu por causa da intensidade do vendaval.

A secretaria ainda informou que as podas são realizadas nas árvores existentes em toda Belém, o que inclui seus distritos. Na maioria dos casos, são feitas podas de limpeza, porém há outros tipos de podas, como de correção de ramos, rebaixamento de copa, pode de formação e poda de livramento de fachada.

CONTINUE LENDO...

O serviço de poda deve ser solicitado diretamente na Secretaria de Meio Ambiente. Para registrar o pedido é necessário apresentar documento de identidade com foto, informar a localização do vegetal (rua principal e perímetro) e o motivo do requerimento. Não são aceitos pedidos feitos por e-mail ou por telefone. Em caso de emergência, o Centro Integrado de Operações (Ciop) deve ser acionado pelo número 190.

As quedas foram contabilizadas nos seguintes locais:

  • Assis de Vasconcelos (2)
  • Praça Waldemar Henrique (3)
  • Praça dos Estivadores (1)
  • Av. Presidente Vargas (1)
  • Generalíssimo (1)
  • Apinagés com Tamoios (1)
  • Rômulo Maiorana (1)
  • Av. Nazaré (1)
  • Av. Gentil Bitencourt (1)
  • Praça da República (5)
  • Panorama 21 (1)
  • Serzedelo Corrêa entre Mundurucus e Pariquis (1)
  • Manoel barata com Padre Prudêncio (1)

Ação integrada

Durante esta quinta-feira, 20, uma ação integrada das secretarias municipais de Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma), Defesa Civil e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), com o apoio do Centro Integrado de Operações (Ciop) e Equatorial Energia, foi realizada em vários pontos da cidade para a retirada de árvores e galhos que caíram devido à forte chuva.

Pela manhã, as árvores e os galhos foram retirados das principais vias com maior fluxo de trânsito e pedestres como a Av. Generalíssimo Deodoro com Av. Governador José Malcher, Tv. Apinagés e rua dos Tamoios, Av. Presidente Vargas e rua Municipalidade e Marechal Hermes (ao lado da Praça Waldemar Henrique).

Após desobstruir as vias mais movimentadas, o foco passou a ser a retirada de árvores e galhos que caíram em praças e calçadas.

“Simultaneamente nós estamos fazendo avaliações daqueles vegetais que sofreram interferências, estão afetados, e que embora não tenham vindo ao chão, apresentam aumento na inclinação e estão com sinais de tombamento. Estamos fazendo uma vistoria nessas áreas para ver se os galhos comprometidos podem afetar a segurança da população”, explica o diretor de Áreas Verdes Públicas da Semma, Kayan Rossy.

No momento, apenas a Avenida Assis de Vasconcelos permanece interditada.

O temporal na capital paraense ainda provocou o destelhamento no posto da Guarda Municipal, localizado na Praça Santuário de Nazaré, destelhamento no prédio da Procuradoria Geral do Município e ocorrências de destelhamentos em algumas residências.

Com informações da Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS