2025: IFPA abre Processo Seletivo Unificado com mais de 6 mil vagas em cursos técnicos e superiores

Serão 3.065 vagas para cursos técnicos integrados, 2.075 vagas para cursos técnicos subsequentes e 1.525 para cursos superiores de graduação,

Publicado em 17 de outubro de 2024 às 14:34

Oportunidade em 16 municípios do Pará
Oportunidade em 16 municípios do Pará Crédito: Divulgação/IFPA

O Instituto Federal do Pará (IFPA) abriu inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU) 2025 com um total de 6.665 vagas para os campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Belém, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém e Tucuruí. As inscrições seguem até 7 de novembro.

Assim serão divididas as vagas: 3.065 para cursos técnicos integrados, 2.075 para cursos técnicos subsequentes e 1.525 para cursos superiores de graduação.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site com os processos seletivos do IFPA. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para concorrer aos cursos técnicos e de R$ 60,00 para as graduações. Os candidatos que possuam Número de Identificação Social (NIS) e pertençam à família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, podem solicitar isenção da taxa até às 23h59 do dia 28 de outubro.

Os cursos técnicos Integrados são cursos regulares com duração de três anos, realizados junto ao Ensino Médio e voltados para alunos concluintes do Ensino Fundamental. A seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 7° e no 8° ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os cursos técnicos subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, destinados a alunos que concluíram do Ensino Médio. A seleção também será por desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 1° e no 2° ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Já para a graduação, a seleção será realizada com base nas notas obtidas em cada área de conhecimento e na redação, avaliadas na mesma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2020, 2021, 2022, 2023 ou 2024.

Se o candidato tiver participado em mais de uma edição do Enem, será escolhida a maior nota entre as edições.