A 200 dias da COP30, Belém avança com 80% das obras concluídas

Investimentos nas obras da cidade são superiores a R$ 4,5 bilhões e foco é em saneamento e infraestrutura

Publicado em 24 de abril de 2025 às 12:08

Vice-governadora do Pará, Hana Ghassan - 
Vice-governadora do Pará, Hana Ghassan -  Crédito: Lawry Costa/Roma News

Nesta quinta-feira (24), a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, apresentou o balanço das obras estruturantes que preparam Belém para receber a COP30, a maior conferência climática do planeta. Das 30 intervenções previstas, a maioria já ultrapassou 80% de execução, dentro do cronograma estabelecido.

“É um trabalho em conjunto, incansável. Cada secretaria é responsável por um projeto específico, atuando em sintonia com o Governo Federal e a Prefeitura de Belém. Nosso foco é transformar a cidade para a população. Esse é o legado que queremos deixar com um evento de impacto global”, afirmou Hana, que também coordena o comitê estadual da COP30.

As obras contam com um investimento superior a R$ 4,5 bilhões e têm como objetivo não apenas preparar a cidade para a conferência, mas também promover um legado duradouro. Segundo a vice-governadora, o evento será inclusivo e já traz benefícios significativos: cerca de 5 mil empregos gerados, impacto positivo para 900 mil pessoas e um crescimento de 68% na abertura de novas empresas em 2025, além de um aumento estimado de 3,5% no PIB estadual.

O balanço foi apresentado no Parque da Cidade, no bairro do Marco, que sediará as zonas azul e verde da conferência. Após o evento, o local será transformado em uma área de lazer, com potencial para fomentar o turismo na capital paraense.

A maior parte dos recursos está sendo aplicada em obras de saneamento, com 17 canais passando por intervenções de macrodrenagem. Outras áreas estratégicas incluem infraestrutura, mobilidade, desenvolvimento urbano e turismo — pilares que prometem elevar a qualidade de vida em Belém e região metropolitana.

Desde dezembro do ano passado, o governo estadual já entregou três obras: o viaduto da BR-316 com a Alça Viária, e os canais da Timbó e do Gentil, marcos importantes no avanço da infraestrutura urbana da capital.