A primeira das 14 romaria sairá às ruas nesta quarta-feira; confira o trajeto

Translado dos Carros, oficializado em 2019, será a primeira romaria do Círio de Nazaré 2024, reunindo milhares de fiéis em um percurso de 5 km pelas ruas de Belém.

Jorge Mateus

Reporter / [email protected]

Publicado em 8 de outubro de 2024 às 19:14

A primeira das 14 romaria sairá às ruas nesta quarta-feira; confira o trajeto
A primeira das 14 romaria sairá às ruas nesta quarta-feira; confira o trajeto Crédito: Soraya Montanheiro/DFN

A primeira das 14 romarias oficiais do Círio de Nazaré sairá às ruas de Belém nesta quarta-feira, às 20h. Tradicional e popular, a procissão conta com 14 carros que sairão da Praça Santuário até o estacionamento do Porto Futuro, no bairro do Umarizal, formando assim o Translado dos Carros.

Esta procissão tornou-se oficial em dezembro de 2019, a pedido do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, juntamente com a Diretoria, pelo fato de reunir muitos devotos em oração e pela representatividade dos carros como símbolos da festa. Este ano, na terceira edição, o carro berlinda será decorado por Djan Slaviero.

O percurso da procissão será o seguinte: saída da Basílica Santuário, passando pela Avenida Nazaré, Travessa 14 de Março, Travessa Antônio Barreto, Avenida Visconde de Souza Franco (Doca) e Rua Marechal Hermes, finalizando no estacionamento do Porto Futuro, devido às obras no galpão da CDP e na Doca. São 5 km de trajeto, com previsão de duas horas de procissão e estimativa de participação de 30 mil pessoas.

Antes da romaria, os carros ficarão expostos em frente à Basílica Santuário durante todo o dia, das 7h às 17h.

Confira os 14 carros da procissão: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Sagrada Família e Carro da Saúde, além de quatro Carros dos Anjos, conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré.

Um pouco da história: O primeiro carro de promessa a ser inserido no Círio lembra o milagre ocorrido em 1182 com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo. Ele recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. Foi a Rainha de Portugal, Dona Maria I, quem ordenou a inserção deste carro na grande procissão, em 1805.