Agro: Pará inova na pecuária com identificação individual bovina

"Hoje representa o marco histórico na caminhada para a produção sustentável do Pará, buscando garantir integridade para a cadeia da pecuária bovina e bubalina em nosso Estado", ressaltou o governador.

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 21:52

A rastreabilidade será executada em parceria pela ADEPARÁ, empresas credenciadas, ONGs, produtores rurais e entidades e instituições do agronegócio paraense.
A rastreabilidade será executada em parceria pela ADEPARÁ, empresas credenciadas, ONGs, produtores rurais e entidades e instituições do agronegócio paraense. Crédito: Bruno Cruz/Agência Pará

O Estado do Pará inovou no agronegócio com a primeira identificação individual bovina, realizada no município de Xinguara, na região de Integração do Rio Araguaia, nesta terça-feira, 11. O governador Helder Barbalho, e a vice-governadora Hana Ghassan, aplicaram os elementos oficiais de identificação nos animais.

Xinguara, município escolhido para o evento, possui rebanho de mais de 500 mil cabeças de gado e três frigoríficos com selo de inspeção federal, que os habilita a abastecer mercados nacionais e internacionais.

O processo, mais conhecido como 'brincagem', é fundamental para o monitoramento do rebanho e uma importante ação de prevenção contra doenças que podem afetar o status sanitário do estado. O processo funciona da seguinte forma: todo animal bovino ou bubalino que nasce no estado deve ser identificado com dois brincos, um para cada orelha.

Fonte: Agência Pará