Anac dá prazo para término das obras no Aeroporto de Belém

Ajustes para receber milhares de passageiros para a COP-30 terão que ficar prontos até 31 de agosto. Sem mais fingers (túneis), o jeito é investir no embarque remoto (a pé ou de ônibus)

Publicado em 20 de fevereiro de 2025 às 15:47

Aeroporto Internacional de Belém está um caos, com as obras que estão sendo realizadas
Aeroporto Internacional de Belém está um caos, com as obras que estão sendo realizadas Crédito: Roma News

Com vistas à grande demanda que Belém vai receber neste ano por conta da Conferência Mundial de Mudanças do Clima (COP-30), que será realizada em novembro na capital paraense, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou proposta de aditivo ao contrato de concessão do Aeroporto Internacional de Belém, antecipando para 31 de agosto a conclusão das obras que estavam previstas para serem feitas somente em abril de 2026 – chamadas de “investimentos da Fase I-B.” A proposta foi discutida entre a Anac e a Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Belém. A decisão foi aprovada em 5 de fevereiro, na 3ª Reunião Deliberativa Eletrônica da Diretoria Colegiada da Anac.

O montante que deverá ser empregado nas obras chega a R$ 450 milhões, mas há dúvidas se as obras que serão feitas realmente darão o resultado esperado diante do grande fluxo de passageiros que o Aeroporto receberá, ou seja, milhares de passageiros irão desembarcar em Belém para a COP-30.

O aditivo de contrato também prevê que os valores decorrentes da antecipação das obras sejam monitorados pela Anac, que, segundo a própria agência de regulação, irá ainda avaliar, caso necessário, “a recomposição do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão com base nas entregas realizadas pela concessionária”.

Passageiro acostumado a viagens internacionais observa que faltam muitas coisas ainda para que o Aeroporto Internacional de Belém figure entre os melhores do mundo, como atestou pesquisa realizada em 2023, amplamente contestada pelos próprios usuários, diante das mazelas vividas no dia a dia do Aeroporto, especialmente porque a reforma que está sendo feita não prevê o aumento do número de fingers (túneis) para embarque e desembarque de passageiros, tão somente um novo pátio para estacionamento de aeronaves, aumentando a capacidade operacional do Aeroporto.

Como não haverá aumento do número de fingers, a administração pretende aumentar a área de desembarque remoto, ou seja, o desembarque de passageiros em aeronaves estacionadas em locais distantes do terminal, podendo ser feito a pé ou de ônibus. Como a COP-30 será realizada em novembro, um mês em que tradicionalmente começam as chuvas, esse tipo de operação poderá resultar em transtornos para os passageiros.

A administração do Aeroporto também fará adequações de infraestrutura que incluem a ampliação das áreas de embarque, cujo tamanho aumentará quase três vezes, abrangendo os setores doméstico e internacional, e irá instalar uma nova praça de alimentação. O saguão principal também será expandido e o Aeroporto receberá novos sanitários, pois o que funcionam hoje estão em estado precário e são alvos de reclamação dos usuários.

Calor

Para tentar resolver um dos maiores problemas que o Aeroporto Internacional de Belém enfrenta - o calor - uma vez que o sistema de ar-condicionado há tempos não funciona a contento, serão instalados brises para filtrar a luz solar e será implantado um novo sistema de climatização. Hoje, o calor no local é insuportável.

Funcionária de uma loja do Aeroporto que não quis se identificar afirma que o problema é antigo e piorou com o início das obras, uma vez que os aparelhos de ar-condicionado são desligados próximo à área onde estão sendo realizadas as obras. “Eu acho que o Aeroporto já estava precisando mesmo dessas obras, principalmente do ar-condicionado”, disse a funcionária.

Quem vai gostar mesmo das mudanças que serão feitas são os lojistas, ou melhor, aqueles que irão se instalar no novo espaço que será criado para este fim. A exemplo de outros aeroportos do País, os preços, especialmente na praça de alimentação, estão nas alturas. Um simples lanche composto de um salgado e um refrigerante em lata custa nada mais, nada menos que R$ 29,00.

Movimento

Segundo dados oficiais divulgados pela Anac, em 2024 o Aeroporto de Belém registrou um total de 4,1 milhões de passageiros, um aumento de 15% em relação a 2023, rompendo pela primeira vez a marca dos 4 milhões de passageiros. O recorde anterior era de 3,8 milhões de passageiros, obtido em 2014. O Aeroporto operou mais de 33,3 mil voos regulares para 22 destinos nacionais e quatro internacionais.

Com a realização da COP-30 neste ano, a expectativa é de que o Aeroporto Internacional de Belém bata novo recorde de passageiros e que esteja realmente preparado para receber todo esse contingente.