Anajás decreta situação de emergência por causa de seca no Marajó

O município de Anajás decretou situação de emergência devido à seca do Rio Amazonas que atinge diversas regiões, incluindo municípios do arquipélago do Marajó. Segundo o Notícia Marajó, a prefeitura do município marajoara solicitou ao Governo do Estado ajuda humanitária. Além de Anajás, outros cinco municípios estão...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 13:06

O município de Anajás decretou situação de emergência devido à seca do Rio Amazonas que atinge diversas regiões, incluindo municípios do arquipélago do Marajó. Segundo o Notícia Marajó, a prefeitura do município marajoara solicitou ao Governo do Estado ajuda humanitária. Além de Anajás, outros cinco municípios estão sendo afetados pela seca.

A estiagem está afetando, principalmente, o abastecimento de água potável, o que compromete a vida dos ribeirinhos que tiram o sustento dos rios. Com o decreto de situação de emergência, a Prefeitura espera a ajuda do Governo com providências no auxílio das famílias que estão sendo atingidas.

O secretário Regional de Governo do Marajó, afirmou que a situação na região é crítica, principalmente na 'área de Anajás, Chaves, Santa Cruz do Arari, Pontas de Pedras'. Dentre esses municípios, Chaves está sendo afetada pela salinização da água, por conta da proximidade da região costeira, influenciado pelo oceano atlântico.

Outros municípios que possuem áreas na região central da ilha, como Santa Cruz do Arari, Ponta de Pedras e Muaná, além de Gurupá (mais próximo do Amazonas), também podem seguir o mesmo caminho.