Arcebispo Dom Júlio inicia despedidas em São Paulo para assumir arquidiocese de Belém

O novo arcebispo de Belém esteve há oito anos a frente da Arquidiocese de Sorocaba, em São Paulo, e divulgou as missas de despedida para assumir o posto na capital paraense.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 3 de abril de 2025 às 13:16

O novo arcebispo de Belém, Dom Júlio Endi Akamine.
O novo arcebispo de Belém, Dom Júlio Endi Akamine. Crédito: Reprodução

O novo arcebispo de Belém, Dom Júlio Endi Akamine, que esteve há oito anos a frente da Arquidiocese de Sorocaba, em São Paulo, divulgou as missas de despedida, para assumir o posto na capital paraense, que está previsto para acontecer em 31 de maio deste ano. No dia 07 de março, Dom Júlio foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo coadjutor de Belém do Pará, logo após o anúncio da renúncia de Dom Alberto Taveira, que completa 75 anos, em 2025.

“Dom Alberto vai atingir a idade de 75 anos e ele precisa apresentar ao Papa Francisco a sua carta de renúncia. Enquanto isso, o Núncio começou a levantar os nomes para substituir Dom Alberto. Essa escolha foi de maneira muito discreta, até que o Papa acabou me indicando. Assim como para Sorocaba (SP), as consultas e as catalogações de nomes já começaram para a escolha do novo bispo”, explica.

Com mais de 800 mil católicos que representam 70% da população dos 12 municípios governadas pelo Arcebispo, em São Paulo, Dom Júlio explica que desde a sua primeira consagração, em 1980, sempre esteve disposto a obedecer ao Papa e às necessidades da Igreja. O arcebispo também explica que as nomeações são livres para aceitar ou não, agindo de acordo com a consciência.

Para Dom Júlio, sua ida vai abrir novas oportunidade de desenvolver seu trabalho, como foi em Sorocaba quando chegou. Ele embarca para Belém do Pará no dia 19 de maio. Até lá, o arcebispo seguirá com as suas funções e no trabalho de transição da Arquidiocese. Além disso, ele também realizará missas de despedida para os fiéis. A posse será em 31 de maio. “Enquanto isso, eu vou aguardar e vou aproveitar para conhecer, percorrer as paróquias, além de visitar as pastorais e as instituições”, explica.

Sobre Dom Júlio

Dom Julio nasceu em 30 de novembro de 1962, em Garça–SP. Foi ordenado padre pela ordem dos Sacerdotes da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) em 24 de janeiro de 1988. Foi ordenado bispo auxiliar de São Paulo em 2011 e em 2016 foi anunciado como novo arcebispo de Sorocaba–SP, sendo o quinto bispo da cidade e o terceiro arcebispo.

Missas de despedida

• 12 de maio, segunda-feira, às 19h30, na Paróquia São Benedito, em Cerquilho (SP);

• 15 de maio, quinta-feira, às 19h30, Paróquia São João Batista, em Votorantim (SP);

• 19 de maio, domingo, às 15h, na Catedral de Sorocaba.