Bebê de 1 ano morre após atendimento na UPA de Ananindeua; família acusa negligência médica

Família denuncia negligência após morte de bebê de 1 ano e 6 meses na UPA do Icuí, em Ananindeua; polícia investiga o caso.

Publicado em 4 de abril de 2025 às 14:51

Bebê de 1 ano morre após atendimento na UPA de Ananindeua; família acusa negligência médica
Bebê de 1 ano morre após atendimento na UPA de Ananindeua; família acusa negligência médica Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Uma criança de 1 ano e 6 meses morreu na noite desta quinta-feira (3) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Icuí, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém.

Segundo a família, Sofia Gabriele Silva deu entrada na unidade por volta das 9h da manhã, com sintomas de diarreia e vômito. Ela foi medicada e liberada para voltar para casa. No entanto, as dores pioraram, e os familiares retornaram com a criança à UPA.

De volta à unidade, Sofia foi encaminhada para a “sala vermelha”, setor destinado a atendimentos de emergência. No local, ela recebeu medicação sem a presença de um responsável. Preocupados com a demora na atualização do estado de saúde da menina, os familiares decidiram entrar na sala e se depararam com o corpo da criança dentro de um saco preto.

Ainda segundo a família, Sofia já estava com algodão no nariz e as mãos amarradas, o que levantou suspeitas de que ela poderia estar morta há algum tempo.

Em nota, a Prefeitura de Ananindeua afirmou que se solidariza com os familiares e amigos da criança e informou que abriu uma apuração interna para investigar a conduta dos profissionais da UPA. Já a Polícia Civil disse que apura as circunstâncias da morte de Sofia. Perícias foram solicitadas, e testemunhas estão sendo ouvidas para auxiliar nas investigações.