Belém agora tem sistema de agendamento eletrônico do CadÚnico; saiba como funciona

Medida pretende eliminar as longas filas que há anos se formam na frente da Central do CadÚnico, na Avenida Augusto Montenegro

Imagem de perfil de Agência Belém

Agência Belém

[email protected]

Publicado em 15 de abril de 2025 às 19:49

Belém agora tem sistema de agendamento eletrônico do CadÚnico - 
Belém agora tem sistema de agendamento eletrônico do CadÚnico -  Crédito: Divulgação/Agência Belém

Para agilizar os atendimentos e dar mais comodidade aos usuários, a Prefeitura de Belém implantou, nesta terça-feira (15), o sistema de agendamento eletrônico do Cadastro Único para Programas Sociais. A novidade permite agendar serviços de cadastro, atualização, requisição de folha resumo do Cadúnico e outros voltados às famílias em situação de vulnerabilidade pela internet.

Com o sistema, gerido pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), a principal intenção é eliminar a ocorrência das longas filas que se formam na Central do CadÚnico, na avenida Augusto Montenegro, além de dar celeridade na assistência às famílias, de forma mais organizada.

O sistema, que pode ser acessado pelo celular ou outros dispositivos eletrônicos com acesso à internet, possibilita aos entrevistadores sociais identificar, com antecedência, o tipo de serviço que cada usuário busca no agendamento. Isso permite mais rapidez no atendimento.

“Ninguém mais vai precisar passar horas para ser atendido. A prefeitura vai disponibilizar esse serviço na Internet e a pessoa vai poder agendar direitinho e saber que horas vai ser atendida”, explicou o prefeito Igor Normando sobre o sistema que dá mais dignidade aos usuários e é uma forma de respeito à população, segundo o gestor municipal.

Demanda elevada

Cerca de 600 pessoas passam diariamente pela Central do CadÚnico em busca de atendimento de demandas de assistência social.

Agendamento eletrônico

Para agendar o atendimento, basta o acessar o site da Funapapa. O usuário deve clicar em Agendamento Eletrônico, preencher as informações e indicar o serviço, dia e hora para o atendimento.

O formulário de agendamento vai requerer dados pessoais como nome completo, data de nascimento, CPF e telefone para contato. Ao concluir o procedimento, o usuário recebe uma notificação com a confirmação do agendamento e informações sobre os documentos necessários para levar no dia do atendimento presencial.

O sistema de agendamento foi elaborado para ser didático e de fácil manuseio para todos os usuários. A implantação iniciou nesta terça-feira, pela Central do CadÚnico, onde há a maior demanda do município, mas será implementada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de acordo com a execução do cronograma montado pela Funpapa.

Banco de dados do CadÚnico

O Cadastro Único é o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais. É usado para concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, do Pé-de-Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás e do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

O registro do CadÚnico também é adotado em seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais. A base de dados facilita o desenvolvimento de novos programas sociais e a seleção de beneficiários de maneira eficiente e segura.