Belém decide não estender vacinação contra a dengue

Belém está entre as várias capitais do Brasil que decidiram não estender a vacinação.

Publicado em 18 de fevereiro de 2025 às 18:35

Prefeituras dizem que estão sem doses próximas do vencimento.
Prefeituras dizem que estão sem doses próximas do vencimento. Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Apesar de o Ministério da Saúde ter autorizado a ampliação da faixa etária para o uso de vacinas contra a dengue próximas ao vencimento, pelo menos 10 capitais vão manter o esquema prioritário de vacinação. São elas: Belém, Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, São Paulo, Salvador e Vitória.

A justificativa das prefeituras é que não há doses a vencer nas próximas semanas. Desta forma, a vacina continuará sendo aplicada apenas em adolescentes de 10 a 14 anos nestas capitais.

No o Rio de Janeiro já havia ampliado a faixa etária em janeiro e assim vai manter o esquema, com vacinação para quem tem de 10 e 16 anos.

Em Vitória, no Espírito Santo, a primeira etapa da imunização superou 66% do público-alvo. Por outro lado, em Belém, apenas 10,63% do público-alvo recebeu a primeira dose, o que representa menos de 9 mil pessoas.

O esquema de vacinação contra dengue prevê a aplicação de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda, o que tem sido um desafio em várias capitais. Em Salvador, mais de 95 mil vacinas foram administradas, mas menos de 27 mil crianças e adolescentes tomaram as duas doses, o que corresponde a cerca de apenas 12% do público-alvo.

Fonte: Agência Brasil