Belém recebe nova frota após um dia do anúncio do aumento da tarifa de ônibus

Foram entregues 300 novos ônibus modernos, equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e recursos de acessibilidade para a população.

Imagem de perfil de Agência Belém

Agência Belém

[email protected]

Publicado em 12 de abril de 2025 às 17:04

Os veículos, chamados de "Geladão", passam a integrar imediatamente as linhas da Região Metropolitana de Belém.
Os veículos, chamados de "Geladão", passam a integrar imediatamente as linhas da Região Metropolitana de Belém. Crédito: Agência Belém

Neste sábado (12), foram entregues 300 novos ônibus modernos, equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e recursos de acessibilidade para a população. Os veículos, chamados de "Geladão", passam a integrar imediatamente as linhas da Região Metropolitana de Belém.

A ação é resultado do processo de modernização do sistema de transporte público, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana (Segbel). Os novos veículos oferecem maior conforto e segurança aos usuários, incluindo elevadores para cadeirantes, espaços para pessoas com deficiência, câmeras de monitoramento interno, GPS em tempo real e motor com padrão ambiental que contribui para a redução da emissão de poluentes.

App de monitoramento em tempo real

Outra inovação será o lançamento de um aplicativo de monitoramento em tempo real da frota, desenvolvido em parceria com as empresas operadoras. O app permitirá que os passageiros do transporte público acompanhem a localização em tempo real dos ônibus, oferecendo mais previsibilidade, segurança e organização no dia a dia.

Gratuidade aos domingos e feriados

Na ocasião, o prefeito Igor disse que esse é o novo momento do transporte público, reforçando o anúncio da gratuidade dos ônibus de Belém. Os ônibus de graça aos domingos e feriados passam a valer a partir de domingo, 13, como forma de incentivo ao uso do transporte público e contemplam também a linha urbana Mosqueiro/São Brás.

Tarifa abaixo do valor proposto

A entrega dos novos ônibus ocorre um dia após o anúncio da nova tarifa do transporte urbano, que será de R$ 4,60. O novo valor é inferior à proposta exigida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) e entra em vigor a partir de segunda-feira (14).