'Café de açaí' é liberado para comercialização

A comercialização do chamado “Café Acaí” foi liberado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), pela portaria Nº1597/2024. A experiência gastronômica conta com apoio de pesquisas oriundas das Universidades Federais do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (UFRA), além da Estadual (UEPA) que garantem a devida segurança alimentar para o consumo. Os...

Publicado em 1 de julho de 2024 às 15:22

A comercialização do chamado 'Café Acaí' foi liberado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), pela portaria Nº1597/2024. A experiência gastronômica conta com apoio de pesquisas oriundas das Universidades Federais do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (UFRA), além da Estadual (UEPA) que garantem a devida segurança alimentar para o consumo.

Os estudos detalham ações microbiológicas, toxicológicas e de inocuidade do grão de açaí torrado e moído, que certificam que a bebida derivada desse processo pode ser vendida sem risco à saúde.

Agora, o Pará se destaca como o primeiro estado brasileiro a regulamentar a atividade, os estabelecimentos comerciais vão ter o prazo de 180 dias para se adequarem às novas normas estabelecidas.

Quem gosta de unir duas paixões seja por café ou pelo açaí, vai poder adquirir o grão torrado e moído para degustar essa união que deve agradar o paladar paraense.