Com 90 voos extras durante o Círio de Nazaré, Belém deve receber 25% mais passageiros em outubro deste ano

Após atingir em julho marca inédita de 400 mil viajantes em um único mês, expectativa é que o fluxo seja novamente alcançado no mês da festividade católica

Publicado em 24 de setembro de 2024 às 12:14

Aeroporto Internacional de Belém
Aeroporto Internacional de Belém Crédito: Pedro Guerreiro/Agência Pará

O Aeroporto Internacional de Belém terá incremento na oferta de voos durante a 232ª edição do Círio de Nazaré, que ocorre no mês de outubro. Após atingir pela primeira vez em sua história a marca de 400 mil passageiros atendidos no período de um mês, em julho de 2024, a expectativa é de que o volume seja novamente alcançado durante a celebração católica.

Com festividades que se estendem por várias semanas, a estimativa é de que quase 401 mil viajantes embarquem e desembarquem nos 2.900 voos previstos para outubro no principal terminal aéreo do norte do país. O número representa crescimento de 25% em relação ao mesmo mês em 2023, quando 319 mil clientes passaram pelo empreendimento.

Para atender a demanda extra de turistas que desejam vivenciar de perto uma das maiores manifestações católicas do mundo, algumas companhias aéreas incluíram 90 voos extras em sua programação, com origem em nove cidades das regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste do Brasil. Entre frequências adicionais e mudanças para equipamentos com maior capacidade, serão disponibilizados quase 16 mil assentos a mais no Aeroporto Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans) durante o período. Entre os dias 10 e 15, os moradores de Santarém contarão com mais oito voos até a capital paraense.

No estado vizinho, os amapaenses poderão usufruir de 16 frequências adicionais na rota Macapá - Belém de 9 a 16 de outubro. Já em Manaus, no Amazonas, serão ofertadas quatro ligações adicionais nos dias 9 e 11.

No Nordeste, a previsão é de que as cidades de Recife e Fortaleza contabilizem mais 20 partidas para Belém entre os dias 1º e 24. Nas regiões centro-oeste e sudeste, os aeroportos de Brasília, Belo Horizonte (Confins), São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão) contarão com 36 voos a mais entre os dias 11 e 31 de outubro.

Conforme o Aeroporto de Belém, além dos investimentos que começam neste segundo semestre para modernização e ampliação da capacidade operacional, o espaço vem recebendo melhorias, que o qualificam a receber o aumento do fluxo de viajantes com mais segurança e conforto. 

OPERAÇÕES - Atualmente, o Aeroporto Internacional de Belém - Val de Cans, atende voos regulares para os seguintes destinos:

Sudeste e Centro Oeste:- Brasília (DF);
- Belo Horizonte (MG);
- Rio de Janeiro (RJ);
- São Paulo (SP);
- Campinas (SP)

Nordeste:
- Recife (PE);
- Natal (RN);
-Fortaleza (CE);
- São Luiz (MA)

Norte:
- Boa Vista (RR);
- Manaus (AM);
- Macapá (AP);
- Santarém (PA);
- Altamira (PA);
- Monte Dourado (PA);
- Porto de Moz (PA);
- Carajás (PA);
- Marabá (PA);
- Breves (PA);
- Paragominas (PA);
- Tucuruí (PA);
- Salinópolis (PA)

Internacionais:
- Paramaribo (Suriname);
- Caiena (Guiana Francesa);
- Fort Lauderdale (EUA);
- Lisboa (Portugal)