Combate ao descarte irregular de lixo em Belém será reforçado no trajeto do Círio de Nazaré

Após a identificação dos pontos críticos, os agentes do Fiscaliza Belém irão realizar um trabalho de monitoramento permanente para que atos delituosos não ocorram.

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 09:03

O Fiscaliza Belém vai intensificar a fiscalização nas vias que integram o percurso do Círio e redondezas.
O Fiscaliza Belém vai intensificar a fiscalização nas vias que integram o percurso do Círio e redondezas. Crédito: Agência Belém

Faltando quase um mês para o Círio de Nazaré, o Fiscaliza Belém, programa municipal de combate a crimes ambientais, vai intensificar a fiscalização de atos criminosos dessa natureza, principalmente o descarte irregular de lixo, nas vias que integram o percurso do Círio e redondezas.

Junto com representantes da Diretoria da Festa, os agentes do programa Fiscaliza Belém estão realizando vistorias no roteiro do Círio para identificar possíveis áreas de descarte irregular de lixo e entulho. Ao final desse mapeamento, a Ciclus Amazônia, empresa que administra a coleta de resíduos em Belém, deve iniciar o trabalho de coleta do material.

Após a identificação dos pontos críticos, os agentes do Fiscaliza Belém irão realizar um trabalho de monitoramento permanente para que o ato delituoso não volte a ocorrer e, caso ocorra, possam identificar os infratores e tomar as providências cabíveis.

Balanço semanal

Somente de 2 a 7 de setembro, o Fiscaliza Belém já aplicou duas notificações via Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), por obstrução do passeio público com o descarte irregular de lixo; e multa infracional aplicada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a uma pessoa flagrada descartando lixo irregularmente na cidade. Na semana passada o Fiscaliza Belém desarticulou dois pontos críticos de descarte irregular de lixo na cidade.

Fiscaliza Belém

Criado em agosto deste ano, o programa de combate a crimes ambientais da Prefeitura de Belém é composto por representantes de diversos órgãos municipais que atuam 24 horas por dia no combate a práticas de atos delituosos contra o meio ambiente na capital paraense. Integram o Fiscaliza Belém agentes das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma) e Urbanismo (Seurb) além da Guarda Municipal , Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Agências Distritais.

A população de Belém pode contribuir com o Fiscaliza Belém realizando denúncias de crimes ambientais para o Disque Denúncia da Guarda Municipal de Belém, que atende no número 153 todos os dias. Em breve a Prefeitura também vai disponibilizar um aplicativo do Fiscaliza Belém para celulares, visando oferecer mais um canal de denúncia da população.

Com informações do Portal Agência Belém