COP 30: obras do Parque da Cidade e Porto Futuro II avançam em Belém

Presidente Lula ressaltou que não faltará suporte para que a COP 30 se consolide como um marco no país.

Publicado em 19 de setembro de 2024 às 22:25

Obras avançam na capital paraense.
Obras avançam na capital paraense. Crédito: Vitor Vasconcelos/Secom

Belém segue se preparando para receber a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 2025. Visando a COP 30, as duas principais obras conectadas ao evento, o Porto Futuro II e o Parque da Cidade, seguem aceleradas.

"A COP 30 é um divisor de águas para a nossa capital, para a Amazônia e para o estado. Estamos com mais de 30 obras simultâneas na região metropolitana de Belém", falou Adler Silveira, secretário de Infraestrutura e Logística do Governo do Pará. As obras, explicou o secretário, incluem parques, centros de eventos, pavimentação asfáltica e terminais hidroviários que atenderão o fluxo turístico em direção às ilhas.

O investimento do Governo Federal na COP 30 é de cerca de R$ 3,7 bilhões, com recursos do Novo PAC, BNDES e Itaipu. Em ocasiões anteriores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já ressaltou que não faltará suporte para que a COP 30 se consolide como um marco em Belém e no Brasil.

Parque da Cidade

A agenda oficial da COP 30 será toda no Parque da Cidade, que tem obras aceleradas no bairro da Sacramenta, área do antigo aeroporto Brigadeiro Protásio, que foi cedida ao Governo do Pará. “O Parque da Cidade vai ser integrado ao Hangar Centro de Convenções, equipamento que o governo do estado usa para grandes eventos. Já tivemos eventos do G20 lá, o encontro dos países da Amazônia, até como eventos-teste para a COP. E lá vai ser feita uma integração entre o Centro de Convenções e o Parque da Cidade para que haja a área disponível para que o evento aconteça”, explica Adler Silveira.

Porto Futuro II

Outra obra estratégica é o Porto Futuro II, próximo à Estação das Docas, uma das referências da capital paraense, às margens da Baía do Guajará, que reúne centro de gastronomia, cultura, moda e eventos nos 500 metros de orla fluvial do antigo porto de Belém. “Iniciamos a construção da Nova Doca, um grande parque urbano, com diversos equipamentos, uma estrutura que permitirá com que nós tenhamos um ambiente extraordinário para as famílias”, ressaltou Helder Barbalho.

Fonte: Agência Gov