Defensoria lança cartilha educativa para evitar despejo irregular de lixo em Salinópolis, no Pará

A Defensoria Pública do Pará (DPE), com atuação no município de Salinópolis, lança uma cartilha educativa para evitar despejo irregular de lixo nas praias do município, nesta quinta-feira, 6. A cartilha digital “Conduta Consciente em Praias”, tem foco na problemática do despejo irregular de resíduos...

Imagem de perfil de Chrystian Machado

Chrystian Machado

Publicado em 26 de junho de 2024 às 11:03

A Defensoria Pública do Pará (DPE), com atuação no município de Salinópolis, lança uma cartilha educativa para evitar despejo irregular de lixo nas praias do município, nesta quinta-feira, 6. A cartilha digital 'Conduta Consciente em Praias', tem foco na problemática do despejo irregular de resíduos sólidos no mar.

O lançamento será nesta na quinta, às 17h, na barraca BirutaCharme, na Praia do Atalaia, e contara com uma pequena apresentação da cartilha, feita pelo direito da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará, Defensor Publico Rodrigo Ayan e Defensora Pública do Município de Salinópolis, Jacqueline Loureio, que explicou como surgiu a ideia da cartilha.

'Sou defensora pública há 5 anos e a ideia da cartilha surgiu depois de eu, enquanto pessoa e não apenas como defensora pública, me deparar com a forma que era feito o descarte de lixo em Salinas e então, eu comecei a fazer mutirões, e depois comecei a fazer debates com a presença de representantes de vários órgãos que se interessam pelo meio ambiente', explicou Jacqueline.

No evento, também serão entregues kits de conscientização com adesivo para as mesas, bem como lixeiras feitas com material de reciclagem, para os proprietários, barraqueiros, berreiros e garçons que trabalham na Praia do Atalaia.

'Essas ações vem acontecendo ao longo desses anos e a cartilha é para educar e conscientizar a população que frequenta o município, assim como os próprios munícipes, desde a decisão da escolha da leitura do QR code, que serão colocadas em mesas de barracas para barraqueiros cadastrados pela associação de barraqueiro do município. O evento na Barraca do Atalaia no BirutaCharme é voltado para apresentar a cartilha e entrega de kits para os barraqueiros cadastrados na associação de barraqueiros do município', destaca a defensora pública.

Segundo a DPE, é importante salientar, que tal evento representa mais um passo importante para o desenvolvimento sustentável e contribui para a preservação de recursos naturais e redução da poluição dos oceanos.