Publicado em 1 de novembro de 2024 às 12:54
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) levou para Paris uma delegação do Pará com técnico e produtores que participaram nessa quinta-feira (31) de um workshop na renomada École Le-Notre, referência mundial em culinária e pâtisserie, onde puderam observar tanto técnicas de aprimoramento quanto aprender sobre a produção de novas receitas que poderão ser colocadas em prática.
Julio Lobato, da Amazon Flavors, contou que achou maravilhoso o local e que aprendeu muito com os ensinamentos e pretende levar para o Brasil, processos disciplina e execução. "É uma experiência gastronômica e técnica. Algo para levar para o resto da vida. Porque os detalhes são muito visíveis lá. Como eles trabalham, quais são as suas características, como é que eles se chamam. É muito interessante isso, porque a gente percebe os detalhes em pequenas coisas. Então, se ele coloca uma massa, a massa tem que ter 2 milímetros, ele confere 2 milímetros. Eles conseguem fazer um produto artesanal virar um produto industrial. Porque o passo a passo, o método é o mesmo”, explicou.
Além do workshop na escola de arte e culinária em Paris, houve reunião da Câmara do Comércio Internacional- CCI de Paris, sobre tendências do mercado do chocolate.
O coordenador do Procacau, Ivaldo Santana reiterou a importância desse evento que é o maior do mundo relacionado ao cacau e chocolate. "É de grande importância para a cacauicultura paraense pois funciona como uma vitrine para divulgação e comercialização das nossas amêndoas de cacau e seus derivados entre os quais o chocolate", disse.
Ontem, 30, foi a abertura do Salon du Chocolat no qual os produtores de cacau e chocolate do Pará puderam apresentar seus produtos para compradores da França que ficaram interessados em comprar amêndoas.