Publicado em 2 de novembro de 2024 às 08:15
O bispo emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luís Azcona Hermoso, de 84 anos, está internado há cinco dias no Hospital Porto Dias, em Belém, após o avanço do câncer de pâncreas. Segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira, 1º, a doença evoluiu e não há mais opções de tratamento curativo. O bispo agora está sob cuidados paliativos, com o foco voltado para a melhoria de sua qualidade de vida e controle dos sintomas.
Ainda em tratamento quimioterápico, Dom José Luís teve sua condição agravada nos últimos dias, necessitando do uso de oxigênio e uma sonda nasogástrica, utilizada para drenagem de secreções acumuladas. A equipe médica relatou que o bispo se encontra debilitado, com dificuldades para evacuar e ingerir alimentos, o que impacta diretamente sua qualidade de vida.
"Diante do exposto, recomenda-se a transição para cuidados paliativos, com foco na melhoria da qualidade de vida do paciente e no manejo dos sintomas", informou a equipe médica. O boletim destacou ainda que a decisão foi tomada em consenso com os responsáveis e com o próprio paciente, buscando proporcionar conforto e apoio emocional e psicológico durante esse período.
A trajetória de Dom José Luís Azcona no Marajó inclui um extenso trabalho missionário e social, marcado pela defesa dos direitos humanos e o combate à exploração sexual. Conhecido pela coragem e firmeza de suas ações, Dom José é lembrado por sua atuação em prol das comunidades mais vulneráveis da região.