Dieese: Pará deve ter mais de 300 mil novas vagas de emprego até final do ano

As contratações temporárias podem representar uma oportunidade de trabalho para trazer mais renda e melhores condições para a economia local.

Publicado em 14 de outubro de 2024 às 16:35

Área da Industria no Pará
Área da Industria no Pará Crédito: Agência Pará

Os paraenses devem ter novas oportunidades de emprego nos próximos meses com a chegada do final do ano. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA) aponta que o Pará deve ter mais de 300 mil vagas de emprego formal. As contratações temporárias podem representar uma oportunidade de trabalho para esses grupos, trazendo mais renda e melhores condições para a economia local.

De acordo com o estudo do Dieese, o cenário é igual em todo o estado, com uma movimentação econômica significativa geradas por eventos como o Círio de Nazaré e o pagamento antecipado do 13º salário.

Em 2024, cerca de 90 mil turistas participaram da festa religiosa, gerando uma injeção de R$ 180 milhões, principalmente no turismo. Indo além, a antecipação do 13º salário pelo governo do Pará, contribuiu com mais de R$ 320 milhões.

A expectativa para o final deste ano é de crescimento nas contratações temporárias no comércio, serviços e indústria. A estimativa é que a Região Metropolitana de Belém possa criar cerca de 5.500 vagas temporárias, um aumento de 15% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Essas vagas serão concentradas principalmente em lojas de departamentos, supermercados e shopping centers.