Em Belém, G20 assina primeira carta ministerial com foco na redução de riscos de desastres ambientais

A reunião do Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres (GTRRD) do G20, que acontece desde quarta-feira, 30, e, Belém, é  um espaço de busca de soluções e troca de boas práticas para que os países possam enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. O evento encerra hoje.

Publicado em 1 de novembro de 2024 às 13:42

O Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres (GTRRD) do G20 reunidos em Belém
O Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres (GTRRD) do G20 reunidos em Belém Crédito: Divulgação

Nesta sexta-feira, 1, no último dia da programação da reunião do G20, em Belém, foi assinada a primeira declaração ministerial do grupo de países com as maiores economias do mundo. O documento tem foco na redução de riscos de desastres, tema do Grupo de Trabalho da reunião, coordenado pelos ministros Waldez Goés, do Desenvolvimento Regional, e Jader Filho, das cidades.

O documento reúne debates da reunião do G20 em Belém e tem como foco, iniciativas para combater catástrofes ambientais, como as aconteceram recentemente no Rio Grande do Sul, a seca na Amazônia e os incêndios no Pantanal.

Durante a leitura da declaração, Waldez Goés falou sobre a necessidade de incluir as populações em vulnerabilidades para que as ações sejam mais eficazes. O ministro disse que o combate a desigualdade está no centro do debate da redução de riscos.