Equipe do Ministério do Turismo visitam municípios paraenses para impulsionar Rota do Cacau ao Chocolate

Uma equipe técnica do Ministério do Turismo (Mtur) está na região do Xingu, no Pará, para conhecer e aprimorar a ‘Rota Turística do Cacau ao Chocolate’. Até o final desta semana, a equipe percorrerá os municípios que fazem parte da rota e conversarão com empreendedores e gestores municipais. Nesta segunda-feira, 1, a equipe do Ministério...

Publicado em 1 de julho de 2024 às 21:38

null Crédito: Pedro Guerreiro

Uma equipe técnica do Ministério do Turismo (Mtur) está na região do Xingu, no Pará, para conhecer e aprimorar a 'Rota Turística do Cacau ao Chocolate'. Até o final desta semana, a equipe percorrerá os municípios que fazem parte da rota e conversarão com empreendedores e gestores municipais.

Nesta segunda-feira, 1, a equipe do Ministério do Turismo reuniu, na sede da Associação Comercial de Altamira, com empreendedores que compõem a rota turística e representantes das secretarias de Turismo de Altamira (Semtur), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Sebrae e ACIAPA. Na ocasião, as técnicas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o potencial da região e as necessidades para o desenvolvimento da rota com o apoio do Ministério do Turismo.

'O objetivo da nossa visita à região é estruturar e promover a Rota do Cacau ao Chocolate em Altamira e demais municípios. Realizaremos visitas técnicas, além da reunião de hoje com empresários e representantes das secretarias de turismo, para identificar os gargalos, problemas e dificuldades enfrentados pelo governo e empresários além de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas que ajudem na promoção deste produto turístico', destacou Barbara Blaudt Rangel, Diretora do Departamento de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade do Turismo.

O que é a Rota?

A Rota do Cacau ao Chocolate foi criada por iniciativa da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em novembro do ano passado. O principal objetivo é atrair turistas para conhecer o potencial da cacauicultura na região da Transamazônica, que hoje é responsável por 86% da produção de amêndoas do Estado do Pará.

A rota tem um percurso de cerca de 500 km, passando por cinco municípios do sudoeste paraense, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto oito empreendimentos que trabalham com a fabricação e comercialização de chocolate artesanal, além do processo de plantio e colheita do fruto. Quem visita a cidade de Altamira no mês de junho também tem a oportunidade de prestigiar o Festival Internacional do Chocolate – Chocolat Xingu que, na terceira edição, em 2024, reuniu mais de 130 mil visitantes. O evento já está consolidado como o maior da América Latina.

Com informações do Ministério do Turismo e A Voz do Xingu