‘Eu imaginava uma bomba caindo e explodindo tudo’, diz paraense que está entre resgatados por voo da FAB em Israel; assista

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A paraense Eliene Lima, de Parauapebas, no sudeste do Pará, está entre os brasileiros resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) no primeiro voo realizado nesta terça-feira, 10, em Israel, país que está em conflito com um grupo extremista Hamas.

A aeronave da FAB decolou de Israel às 14h12 do aeroporto internacional de Tel Avive, no horário de Brasília e chegou ao Brasil por volta das 4h da manhã, no Rio de Janeiro. O avião fez um voo direto, sem escalas e segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a aeronave KC-30 está com a tripulação de 211 passageiros brasileiros. Entre eles, 10 paraenses.

CONTINUE LENDO...

Eliene é missionária e participava de um congresso em Jerusalém, capital de Israel, quando os bombardeios iniciaram no país do Oriente Médio. Ela conversou com o Portal Roma News e deu detalhes do clima de tensão que viveu. A paraense relata que voltaria ao Brasil ainda no sábado, 7, ela já estava no aeroporto quando os voos foram cancelados após ataques. “Esse foi o momento mais tenso, foram umas três explosões seguidas e um barulho muito grande. Houve correria dentro do aeroporto, muito desespero, muito choro, eu imaginava uma bomba caindo e explodindo tudo”, disse.

A paraense passou a noite no aeroporto de Tel Avive e, por conta do voo cancelado, precisou voltar ao hotel em que estava hospedada. Ela foi selecionada para retornar ao Brasil no primeiro voo da FAB após preencher o formulário das Forças Armadas. “Ainda ficaram muitos brasileiros, eu ouvir falar que eram 1700, só vieram 211 nesse voo. Quando entramos no avião, nós ficamos muito felizes”, relatou.

Assista:

Em solo brasileiro, Eliene Lima pretende retornar ao Pará ainda nesta quara-feira, 11. “É muito bom estar na nossa terra, é muito bom estar no Brasil. E nós só temos a agradecer pelas pessoas que estavam orando e intercedendo por nós”, finaliza.

Segundo o Itamaraty, estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo, 15. A prioridade é que embarquem as famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos.

O ataque

Hamas lançou um ataque surpresa a Israel no último sábado, 7. O grupo extremista não reconhece o Estado Israelense e confirmou a autoria da ação. Em resposta, Israel declarou guerra e tem realizado operações de retalhação, principalmente na Faixa de Gaza.

Este é um dos maiores conflitos armados dos últimos tempos, mas, a disputa territorial entre palestinos e judeus é constante, e começou há vários anos, registrando grandes marcos históricos e religiosos para ambas etnias.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }