Foto: Monique Leão/Roma News
Foto: Monique Leão/Roma News

Após 3 horas e em meio a chuva, N.Sª das Dores e o Senhor dos Passos, Mãe e Filho, se encontram em Belém

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Nesta Sexta-Feira Santa, 29, a igreja católica inicia o dia de silêncio e oração, reflexão da crucificação e morte de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiéis se concentram em frente a Basílica Santuário de Nazaré para a companhar a procissão do Senhor dos Passos. Mais tarde, às 8h, inicia a procissão de Nossa Senhora das Dores, com saída da Igreja de São João Batista (Rua São João Diogo, Cidade Velha). E para reviver este que é o momento ápice da fé cristã, os católicos relembram os últimos momentos do Senhor, com o encontro da Virgem Maria com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, as três horas de agonia de Jesus no madeiro e a sua morte e deposição de seu corpo no sepulcro.

PROCISSÃO DO ENCONTRO

Após o ápice das procissões de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos que ocorreu durante o encontro das imagens na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, foi realizado o Sermão do Encontro; este ano o pregador será o Padre Carlos José Almeida Sousa, Pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Tenoné.

CONTINUE LENDO...

O sermão marca o momento em que a Virgem Maria encontra com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, pelas ruas de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado de espinhos e condenado à morte por Pilatos. Neste momento reflete o caminho doloroso percorrido por Nosso Senhor Jesus Cristo junto a Nossa Senhora até o calvário, caminho onde Jesus remiu os nossos pecados, e nos mostrou o maior ato de amor.

Ao final do Sermão do Encontro, as duas procissões tornam-se uma única caminhada que segue até a Catedral de Belém, onde continua a programação às 17h.

11h02

Começa a Procissão do Encontro rumo à Catedral de Belém.

10h45

As imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos, Mãe e Filho, finalmente se encontram para o sermão do Encontro que acontece, embaixo de forte chuva, na Igreja das Mercês, no bairro da Cidade Velha, em Belém.

10h33

10h21

População se concentra na praça em frente à Igreja das Merceês esperando a chegada das duas procissões.

10h07

Procissão de Nossa Senhora das Dores passa do Ver-o-Peso

9h54

Com a chuva caindo, a imagem de Nossa Senhora das Dores é vestida com uma capa de chuva.

9h52

Já está quase se aproximando das 10h e as procissões do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores já estão quase se encontrando quando começa chover na capital paraense.

9h36

As procissões do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores estão quase se encontrando. O horário previsto para o Encontro é às 10h.

9h04

Procissão do Senhor dos Passos já se aproxima da quarta parada que ocorre na Casa da Linguagem. E a procissão de Nossa Senhora das Dores segue rumo à Igreja das Mercês, onde acontece o Encontro entre as duas imagens, o encontro entre Mãe e Filho.

8h33

No bairro de Nazaré, Procissão do Senhor dos Passos se aproxima da 3ª parada, que acontece na Avenida Nazaré, entre Benjamin e Dr. Moraes.

8h22

A procissão de Nossa Senhora das Dores realiza algumas parada pelas ruas do bairro da Cidade Velha.

Você sabia?

Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.

8h16

No bairro da Cidade Velha, em Belém, fiéis iniciam a caminhada em procissão à Nossa Senhora das Dores.

PERCURSO DA PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DAS DORES

A Procissão Nossa Senhora das Dores seguirá pela travessa Joaquim Távora, rua Dr. Malcher, rua Padre Champagnat, rua Siqueira Mendes, travessa Dom Bosco, rua Dr. Assis, rua Capitão Pedro Albuquerque, rua Ângelo Custódio, Praça Felipe Patroni, avenida Portugal e rua 15 de Novembro, até a Igreja Nossa Senhora das Mercês.

7h59

Celebrando a Paixão de Cristo, o religioso Silas Pimenta que pertence a um grupo de ubandistas acompanha a cerimônia da Procissão do Encontro.

7h55

Neste momento, a procissão de Nossa Senhora das Dores está se preparando para sair da Igreja de São João Batista, no bairro da Cidade Velha.

PARADAS DA PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS

A procissão segue até a 3º na Av. Nazaré entre Benjamin e Dr. Moraes; a 4º é em frente à Casa da Linguagem; a 5º será em frente Hospital São Pio XII; 6º Capela Santo Antônio e 7º Paróquia Sant’Ana da Campina

7h41

Procissão do Senhor dos Passos chega ao Colégio Santa Catarina de Sena onde faz a sua segunda parada.

7h37

Fiéis lotam a Avenida Nazaré em procissão nesta Sexta-Feira Santa.

7h31

A procissão já está na Avenida Nazaré, ao lado da Basílica Santuário, onde faz a primeira parada e depois segue até o local da segunda parada, em frente Colégio Santa Catarina de Sena, também na Avenida Nazaré.

PERCURSO DA PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS

A procissão percorrerá as avenidas Nazaré, Assis de Vasconcelos, Gaspar Viana, Presidente Vargas, Manuel Barata, Travessa Padre Prudêncio, Gaspar Viana até a Igreja das Mercês.

7h26

Fiéis seguem em caminhada acomapnhando a imagem do Senhor dos Passos em procissão. Veja o vídeo:

Neste momento, fiéis se preparam para deixar a Basílica em direção a Igreja Nossa Senhora das Mercês (Rua Gaspar Viana, Campina), onde começa por volta das 10h, o Sermão do Encontro. Veja o vídeo:

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }