Força Nacional é enviada para garantir segurança da Usina de Belo Monte junto com a PF, no Pará

O envio do efetivo atende a um pedido conjunto do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Polícia Federal, após o surgimento de ameaças de invasão à usina.

Publicado em 15 de abril de 2025 às 11:35

Usina Hidrelétrica de Belo Monte, situada no rio Xingu, nas proximidades de Altamira, no sudoeste paraense. 
Usina Hidrelétrica de Belo Monte, situada no rio Xingu, nas proximidades de Altamira, no sudoeste paraense.  Crédito: Divulgação

A Força Nacional de Segurança Pública foi mobilizada para atuar por 90 dias na proteção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, situada no rio Xingu, nas proximidades de Altamira, no sudoeste do Pará. A medida foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de abril, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski.

O envio do efetivo atende a um pedido conjunto do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Polícia Federal, após o surgimento de ameaças de invasão à usina. A solicitação oficial foi protocolada no último dia 19 de março, pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com o objetivo de reforçar a segurança da infraestrutura estratégica.

A atuação da Força Nacional em Belo Monte será realizada em articulação com os órgãos de segurança pública do estado do Pará, sob coordenação da Polícia Federal. A Delegacia da Polícia Federal em Altamira e o Comando da Força Nacional são os responsáveis pela definição dos aspectos operacionais da missão.

De acordo com a portaria, os agentes da Força Nacional irão desempenhar atividades e serviços “imprescindíveis à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio”, em caráter episódico e planejado.

O Governo do Pará deu anuência formal à atuação federal na área, reconhecida como de interesse nacional. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do estado informou que, em caso de necessidade, a Polícia Militar estará disponível para apoiar a operação, dentro dos limites de sua competência.

A presença da Força Nacional visa resguardar uma das maiores obras de infraestrutura energética do país, cuja importância estratégica é reconhecida nacionalmente, sobretudo diante de possíveis ameaças à sua integridade física e operacional. A medida reforça o compromisso das autoridades federais e estaduais com a estabilidade e segurança da região amazônica, em especial nos entornos da usina de Belo Monte.