Fundação Escola da Alepa forma primeira turma de Gestão Pública

A iniciativa de promover a formação de servidores dentro de uma Assembleia Legislativa foi a primeira no país e coloca a Alepa como referência para todo Brasil.

Publicado em 18 de fevereiro de 2025 às 23:52

107 servidores da Assembleia Legislativa do estado do Pará receberam outorga do grau superior em cerimônia realizada no Theatro da Paz, em Belém, nesta terça-feira (18).
107 servidores da Assembleia Legislativa do estado do Pará receberam outorga do grau superior em cerimônia realizada no Theatro da Paz, em Belém, nesta terça-feira (18). Crédito: Adrielle Brito e Paulo Bento

A noite desta terça-feira (18) foi de celebração para os formandos da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, ofertado pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio da Fundação Escola do Poder Legislativo (Felepa). 107 servidores da instituição receberam outorga do grau superior em cerimônia realizada no Theatro da Paz, em Belém.

A primeira turma do curso superior da Felepa teve sua aula inaugural em novembro de 2022. O curso faz parte do programa Forma Alepa que capacita vereadores, assessores e gestores legislativos, e possui técnicas para coordenar órgãos ou setores da administração pública, nos quais assumem a responsabilidade no uso de mecanismos públicos.

A servidora Ana Paula Amaral, que atua há 40 anos na instituição, está se graduando pela primeira vez, e, se emocionou com a oportunidade de realizar esse sonho.

"Quando eu comecei na Assembleia, eu interrompi meus estudos, mas sempre tive essa vontade de concluir, e depois de 30 e poucos anos, graças a atitude do deputado Chicão, que promove a educação, e nos proporcionou essa graduação, eu não perdi a oportunidade. Gratidão resume", afirmou a servidora.

A diretora da Escola do Legislativo, Betânia Fidalgo, foi quem iniciou a cerimônia com um discurso de agradecimento a todos que contribuíram para o andamento do curso, em especial ao presidente da Alepa, o deputado Chicão.

“Agradeço ao deputado Chicão, que conduziu de forma muito divina, a construção de que pela educação se fortalece todas as instituições democráticas dentro de uma sociedade, e com essa diretriz e com esse caminho, ousou fazer a primeira faculdade credenciada em um estado, tendo como mantenedora uma Assembleia Legislativa", pontuou a diretora.

Depois do discurso de Betânia Fidalgo, os formandos fizeram o juramento e receberam a outorga de grau. Os alunos destaques durante a formação, que contou com aulas na modalidade presencial e online, foram homenageados com certificação. A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades das câmeras municipais de vários municípios do Estado, bem como, a apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

Pioneirismo

A iniciativa de promover a formação de servidores dentro de uma Assembleia Legislativa foi a primeira no país e coloca a Alepa como referência para todo Brasil.

Em seu discurso na cerimônia de formatura da primeira turma da Felepa, o presidente da Casa Legislativa pontuou a importância desse feito que se concretizou na noite de hoje.

"Essa noite é um marco para as Assembleias Legislativas do Brasil. Hoje, no Pará, nós temos a honra através da Escola do Legislativo, mostrar para o Brasil que nós estamos formando a primeira turma em gestão pública de graduação superior. A Assembleia do Estado do Pará marca na sua história um grande momento, que serve de referência para todo Brasil", declarou Chicão.