Governo do Pará decreta luto oficial de 7 dias pela morte do Papa Francisco

Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), na tarde desta segunda (21).

Imagem de perfil de Talytha Reis

Talytha Reis

Repórter / [email protected]

Publicado em 21 de abril de 2025 às 15:40

Reprodução 
Reprodução  Crédito: Redes sociais

A morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), fez com que o Governo do Pará decretasse luto oficial de sete dias em todo o Estado. A informação foi divulgada pela Secretaria de Comunicação (Secom). "Com profundo pesar, o Governo do Estado do Pará informa que foi decretado luto oficial de sete dias em respeito à morte de Sua Santidade, o Papa Francisco, líder da Igreja Católica", diz o texto.

A homenagem divulgada no site da Secretaria também citava a atuação do Pontífice desde que ele foi proclamado Papa, em 2013, destacando o compromisso do líder da igreja católica com as pessoas em situação de vulnerabilidade social e também com as questões ambientais. "Ao longo de seu pontificado, destacou-se pela simplicidade, humildade e firme compromisso com a justiça social, o cuidado com os pobres, o diálogo inter-religioso e a preservação do meio ambiente", afirmou. 

A homenagem simbólica segue a do governo brasileiro, que também decretou luto oficial de sete dias no País. A decisão do Executivo federal foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). “É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado”, diz a publicação.

O luto oficial é uma homenagem simbólica. Não muda o funcionamento do comércio, escolas ou repartições públicas. O que muda é a bandeira: ela fica a meio-mastro por até 7 dias, dependendo do decreto.